Pantera Negra estreou na última quinta-feira e já é um verdadeiro sucesso. O filme dirigido por Ryan Coogler está superando as expectativas das bilheterias e estima-se que o mesmo arrecade um total de US$ 210 milhões já no seu fim de semana de estreia, o que pode se tornar o maior fim de semana de abertura da MCU (Marvel Cinematic Universe).
Mas não é apenas em termos de bilheteria que o Pantera Negra está mudando a MCU. Apesar de serem na sua maioria autônomos em comparação com outros filmes da MCU, os eventos do filme terão um impacto de longo alcance no mundo da MCU, tanto no que veremos em Vingadores: Guerra Infinita quanto para o que está por vir a Marvel estúdios encerrar sua fase três e entrar para o território inexplorado da fase quatro. Sem mais delongas, vamos explorar as sete maneiras que Pantera Negra pode mudar a MCU.
SPOILER ALERT!
Atenção: A partir deste ponto você pode ser vítima de spoiler. Caso ainda não tenha visto Pantera Negra, corra agora mesmo para um cinema mais próximo.
ITEM 2/7 – UPDATES TECNOLÓGICOS
Tony Stark (Robert Downey, Jr.) criou uma tecnologia incrível no MCU, mas ele ainda está brincando com blocos de madeira em comparação com os avanços de Shuri, do qual a mesma pode revolucionar a tecnologia do mundo não só com o traje do pantera mas também com a sua tecnologia médica do qual pode curar um paciente em estado grave em alguns segundos. O público recebem uma sugestão disso nos últimos momentos do filme quando T’Challa leva Shuri a Oakland e revela a ela que ele está abrindo um centro de divulgação onde ela supervisionará o setor de tecnologia e informação. A partir de agora, o mundo da MCU tem tudo para se tornar algo ainda mais tecnológico e avançado do que vimos até então com as Indústrias Stark mas só o tempo dirá o quanto isto mudará para melhor ou para pior.
No final de Capitão América: Guerra Civil, o público já teve uma impressão de Wakanda como uma espécie de “clínica de reabilitação”, quando T’Challa concede o asilo de Bucky Barnes (Sebastian Stan) em Wakanda e o coloca no sono criogênico até que eles possam reverter o lavagem cerebral de HYDRA e restaurá-lo para seu verdadeiro eu. Mas T’Challa pretende ir muito mais longe quando se trata de Wakanda e do mundo exterior. No início do filme Nakia (Lupita Nyong’o) diz a T’Challa que Wakanda tem muito a oferecer ao resto do mundo, particularmente como um lugar de refúgio para os oprimidos. Enquanto T’Challa inicialmente se opõe à ideia, quando ele revela o verdadeiro rosto de Wakanda para o mundo, não é apenas o vibranium que ele está oferecendo. Além dos programas de divulgação, Wakanda estará aberta aos oprimidos do mundo. Se os X-Men entrarem para a MCU, Wakanda poderia muito bem acabar se tornando um abrigo para os mutantes.
Uma das grandes revelações em Pantera Negra é a existência dos “Cães de Guerra”, operários de Wakanda espalhados por todo o mundo, servindo como olhos e ouvidos para Wakanda, protegendo sua segurança e segredo. Agora que Wakanda está se abrindo para o mundo, é possível que alguns desses “Cães de guerra” que tenham sido incorporados no mundo exterior possam ficar malvados e assumindo uma posição no cenário mundial.
Na primeira cena pós-créditos do filme, T’Challa (Chadwick Boseman) declarou que Wakanda estava se abrindo para o mundo, uma declaração que inclui a revelação de quanto de vibranium eles possuem. Com Wakanda sendo esposta para o mundo e sendo o vibranium algo tão procurado e valioso, haverá uma “corrida pelo ouro”, o que fará todos irem atrás do metal precioso, isto tanto inclui pessoas boas quanto más. E quando os vilões conseguirem quantidades significativas de vibranium, não será mais tão fácil derrotá-los.
Na segunda cena pós-créditos, algo incrível acontece. É revelado que Shuri (Letitia Wright) conseguiu “apagar” o Soldado Invernal e restaurar Bucky Barnes. Com a lavagem cerebral da HYDRA, Bucky se tornará livre para não só participar da luta contra Thanos em Vingadores: Guerra infinita, mas também para assumir outro possível papel na MCU, o de Lobo Branco. Apesar de Lobo Branco não éser um título que Bucky já realizou na Marvel Comics, mas tendo em vista que Bucky ainda pode ter desafios para o resto do mundo, ele também poderia encontrar uma casa em Wakanda e potencialmente se tornar uma aliado de T’Challa.
Muitos pensaram que a localização da joia da alma seria revelada em Pantera Negra. Ainda resta a dúvida de onde a última joia do infinito se esconde. Será que a mesma está com Adam Warlock?
Pantera Negra está em exibição nos cinemas (confira nossa crítica).
Vingadores: Guerra Infinita estréia em 26 de abril.