Diante do Mês de Conscientização do Autismo, um grupo de moradores de Itapetininga decidiu realizar uma sessão especial para crianças autistas. A organizadora do evento, Janaína Borba Garbo Santos, é fonoaudióloga e conta que a ideia veio depois de atender vários pacientes com espectro autista: “vi a ideia no Rio de Janeiro e quis trazer para cá”, explicou em entrevista.
De acordo com a organizadora, existiam apenas reuniões e palestras gratuitas com profissionais da área. Entretanto, após entrar em contato com a antiga gerência do cinema, o grupo começou a realizar as sessões especiais e já estão há quatro anos proporcionando esse momento para pais e crianças. Disse, ainda, que a procura vem aumentando e que este ano foram 83 pessoas na sala de cinema, não podendo passar disso devido às limitações das crianças.
Tudo na sessão é pensado para que se tenha a maior comodidade o possível, desde a iluminação, que permanece acesa durante todo filme, ao volume, que deve ser abaixo do que geralmente é reproduzido para não causar irritação nos pequenos. Além disso, os filmes exibidos são leves e com temáticas divertidas, como a animação “Parque dos Sonhos”, que tem um contexto bastante família.
Como já comentado por Janaína, não é a primeira vez que acontece uma sessão de cinema voltada para crianças autistas. Existe uma organização chamada “Sessão Azul”, que tem o objetivo de tornar a experiência do cinema mais confortável para pessoas com distúrbios sensoriais e seus familiares. Conforme seu projeto para 2019, está prevista a realização de 215 sessões de cinema em 28 cidades de 14 estados brasileiros, para um público estimado de 15.000 pessoas. Destas, 53 sessões serão gratuitas, as quais ocorrerão nos meses de abril e outubro, para celebrar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo e o Dia das Crianças, respectivamente.