Neste fim de semana (22 e 23 de julho), parte da nossa equipe esteve na Super-con em Recife-PE fazendo a cobertura do evento. Além das diversas atrações, como a banda japonesa Rookiez is Punk’d, o dublador Luiz Sérgio, os youtubers Player Tauz e VG Beats, os streamers Hastad, Bruno aXt e Sheviii além dos concursos de K-POP e Cosplay que deram seu show à parte.

Além de todas as atrações acima citadas, a diversidade e riqueza do Artist’s Alley do Super-con estava realmente impecável. O time estava composto por artistas, ilustradores, desenhistas e quadrinistas dos mais diversos estilos, todos eles nordestinos. Debatemos com cada um deles sobre o cenário artístico na região nordeste e todos concordaram que o mercado ainda é pequeno mas, apesar disto, está em crescimento e isso está sendo impulsionado com diversas iniciativas de eventos de cultura POP, tal como a Super-con, tem aberto espaço para estes artistas e dado oportunidade ao público de conhecer algo novo.

Todos os eventos (principalmente os relacionados a cultura pop), devem não só buscar atrações já consagradas mas também se preocupar em dar a oportunidade de algo novo aparecer, principalmente do local que nela atua. Isso não só favorece ao artista mas também ao próprio evento que se torna privilegiado por ter uma exibição de diferentes obras enriquecendo o evento.

O potencial do nordeste no cenário artístico é claramente notório. Por mais que o mercado ainda seja pequeno, difícil, fechado e que a situação financeira do país esteja ruim, o mercado artístico tem grande potencial para superar qualquer barreira e só falta oportunidade para que esses artistas tenham espaço para expor suas obras, mas isso vem mudando com apoio de grandes eventos tal como a Super-con faz.

Você pode conhecer a entrevista com cada um dos artistas presentes no Artist’s Alley da Super-con abaixo:

Artista: Mila dos Anjos
Tempo de atuação no mercado artístico: 6 anos
Cidade: Olinda-PE
Sobre a artista: Camila é movida pela emoção e gosta de desenhar tudo aquilo que lhe inspira e busca sempre retratar a diversidade. Gosta de desenhar com aquarela e suas obras são repletas de cores, que dá a sensação de vida às suas obras.
Instagram: @midesenha
F
acebook: Mila dos Anjos – Ilustrações

 

 

Artista: Catraca
Tempo de atuação no mercado artístico: 3 anos
Cidade: Maceió – AL
Sobre o artista: O artista gosta de desenhar com aquarela e foca suas obras na anatomia e na produção de cenários. Busca uma arte mais clássica e inspirada nos anos 80 e 90. Além do seu trabalho próprio e independente, o artista também trabalha na Rascunho Studios.
Instagram: @rodrigocatraca

 

 

Artista:  Jean Carlos
Tempo de atuação no mercado artístico:  6 anos
Cidade: Maceió – AL
Sobre o artista: Jean gosta de desenhar personagens mais “fofos” voltados mais para a “emoção” do que para a “ação” e de uma maneira mais cômica. Seu estilo é voltado tanto para a arte no pincel quanto para a arte digital. O Artista destaca Scott Yang e Hiro Kawahari como fontes de sua inspiração.
Instagram: @_jeanlins
Facebook: Ilustra Jean

 

Minha diversão de hoje.Estudar sempre é bom!

A post shared by Gabriel Reis (@gabrielreisart) on

 

Artista: Gabriel Reis
Tempo de atuação no mercado artístico:  7 anos
Cidade: Olinda-PE
Sobre o artista: Gabriel (além da sua produção independente) também trabalha com ilustração infantil para a editora Construir. O artista gosta de desenhar personagens do mundo dos quadrinhos e mangá. O artista disse estar sempre buscando melhorar seu traço planeja trabalhar só com quadrinhos em breve.
Instagram: @gabrielreisart
Facebook: Gabriel Reis Art

 

 

Artista: Lourdes Saraiva
Tempo de atuação no mercado artístico:  4 anos
Cidade: Recife – PE
Sobre o artista: Atualmente a artista trabalha com ilustrações, didáticos e livros de RPG. Seu estilo de arte é voltado para o misticismo (que envolva o sagrado e o profano). A Lourdes gosta mais de desenhar personagens de sua autoria própria e para isso busca ter uma expressão mais forte e inspirada na arte clássica, na mitologia e na literatura.
Instagram: @daydreaminblue
Facebook: Lourdes Saraiva Art

 

 

Artista: Rafael Sam
Tempo de atuação no mercado artístico:  7 anos
Cidade: Recife-PE
Sobre o artista: Começou a carreira artística com cartoons e já trabalhou em diversos projetos de publicação de livros infantis incluindo para a editora Construir. Rafael também destaca que trabalhou para a Dreamworks no filme Madagascar e hoje trabalha mais com quadrinhos, graphic novels, ilustrações de livros e cartoon. Busca sempre retratar a históriade seus personagens em seus desenhos para que sempre que alguém os veja, possa se sentir dentro do contexto do contexto do personagem.
Instagram: @rafael1234hc
Facebook:
Rafael Sam

 

Politicamente Correto Acesse apoia.se/mistiras e www.facebook.com/mistiras

A post shared by Mistiras (@mistiras) on

 

Artista: Mistiras
Formado por: Luciano, Ary Santa Cruz e Stephanie
Tempo de atuação no mercado artístico:  5 anos
Cidade: Recife – PE
Sobre o artista: Produzem uma webcomics e paródias 100% originais e indepentes mas com muitas referências da cultura POP em geral. Para a Supercon trouxeram suas obras “Wander” e “Mistiras – Volume um”.
Instagram: @mistiras
Facebook: Mistiras
Site: http://www.mistiras.com.br/

Artista: Antítese
Formado por: Michael Falcão, João Teófilo, Franci Pereira
Tempo de atuação no mercado artístico:  7 anos
Cidade: Recife – PE
Sobre o artista: A galera da antítese são amigos desde a infância e todos cresceram juntos. Até que um dia tiveram a ideia de criar algo inovador no ramo das ilustrações. A ideia cresceu mas poucas empresas se demonstraram interessadas na ideia e as que se interessaram, queriam alterá-la ou nunca estavam satisfeitos então daí veio a necessidade de ser uma empresa 100% independente. A Antítese trabalha com vendas de camisetas, quadros e pôsteres voltados para a cultura POP (Quadrinhos, séries, filmes e desenhos animados) e todas elas com artes próprias e 100% originais, visando sempre ter sua própria identidade.
Instagram:
Facebook:
Antítese

 

 

Artista: Glaydson Gomes
Tempo de atuação no mercado artístico:  8 anos
Cidade: Recife – PE
Sobre o artista: O quadrinista Glaydson Gomes trouxe para a Supercon seu quadrinho de criação própria intitulada Chumbo Grosso, que é inspirada nos heróis urbanos, tais como o Demolidor e o Rei do Crime. O grande diferencial da sua obra é em como o artista consegue retratar tão bem o cenário da sua cidade (Recife) nos quadrinhos. Todos que conhecem Recife e a região metropolitana, certamente vai reconhecer os cenários. O foco do enredo da obra vai além do típico herói de uniforme, há também um forte retrato do cotidiano e do herói “comum”.
O lançamento do que o artista gosta de chamar como “edição de número zero” foi lançada primeiramente na CCXP TOUR NE que aconteceu em Recife neste ano e já passou por diversos outros eventos e neste último final de semana na Supercon. Durante a intrevista, Glaydson presenteou a nossa equipe com um exemplar do Chumbo Grosso e ao lermos, ficou mais do que comprovado o quão promissor é sua obra e esperamos que ganhe o devido reconhecimento que merece e que muito em breve nós possamos encontrar mais volumes do Chumbo Grosso.
Instagram: @glaydson_chumbo

 

A post shared by Marcio Saback (@marcio_saback) on

 

Artista: Marcio Saback
Tempo de atuação no mercado artístico:  5 anos
Cidade: Recife-PE
Sobre o artista: Marcio trabalha como artista independente e sua arte é inspirada no estilo europeu e é voltada para o “urbano” e busca sempre mostrar a “beleza na feiura” como, por exemplo, um desenho de uma bela moça mas com algumas imperfeições.
Instagram: @marcio_saback

 

 

Artista: Rafael Cavalcanti
Tempo de atuação no mercado artístico:  3 anos
Cidade: Recife – PE
Sobre o artista: Rafael atualmente está trabalhando no seu primeiro quadrinho além do seu trabalho paralelo como freelancer e designer gráfico.  O personagem principal da sua obra, Sombrinhaz, cujo nome dá título à sua obra, precisa conviver, aprender e crescer com suas aventuras e desventuras. Explorando um mundo desconhecido e a si próprio, precisando aprender a lidar com seus sentimentos personificados e reais, todos os seus conflitos e escolhas são influenciados através deles.
Instagram: @rafcavalcanti
Facebook:
RCavalcantiart
Site:
http://farolimaginario.com/identidade/
Apoie o Sombrinhaz:
https://catarse.me/sombrinhaz

 

Pikachuuuuu!!!!!! #Cubeecraft #Artesanato #jampa #Recife #Olinda #Geek #Nerd #pokemon #anime #bleach #opm

A post shared by Action Cube (@action_cube) on

 

Artista: Action Cube
Cidade: Recife-PE
Sobre o artista: A Action Cube é formada pelos irmãos Victor Hugo e Hebert Augusto e o objetivo do projeto é de facilitar o acesso do público que gosta de action figure por um preço muito mais acessível. A Action CUbe trabalha na criação de Cube Crafts de personagens de filmes, desenhos, séries, jogos, animes e de toda a cultura POP.
Instagram: @action_cube

 

Artista: Luís Antônio
Tempo de atuação no mercado artístico:  3 anos
Cidade: Recife-PE
Sobre o artista: O Luís trabalha com criação de posteres de filmes, séries e jogos além da criação das suas obras autorais que são voltadas mais para um estilo “obscuro” e “bizarro”. Sua arte é focada na anatomia e no orgânico.
Site: https://www.luismeira.com.br/

 

 

Artista: Heitor Amatsu
Tempo de atuação no mercado artístico:  4 anos
Cidade: Recife-PE
Sobre o artista: A inspiração do Heitor vem dos jogos de RPG e trabalha com ilustrações (Incluindo ilustração de livros infantis para a editora Construir), quadrinhos e criação de pôster. Ele busca sempre focar mais nas cores e levar emoção e expressão através da sua arte. Heitor é vencedor do concurso Silent Mangá Audition.
Facebook: Heitor Amatsu
Instagram:
@heitoramatsuart
DevianArt: /hamatsu
Artstation: /heitoramatsu

 

 

Artista: Bárbara Machado
Tempo de atuação no mercado artístico:  2 anos
Cidade: Recife – PE
Sobre a artista: A Bárbara atualmente atua como freelancer e também tem seu trabalho independente com criação de quadros e já trabalhou com ilustração de livros infantis. Seu estilo é voltado para o universo da cultura POP (Animes, Filmes, Séries e etc.) e atualmente está trabalhando no seu próprio quadrinho 100% autoral. Seu estilo de arte é voltado para a ilustração tradicional, aquarela e pintura digital.
Site: http://mbarb.com/
Facebook:
@barbaramachadoart
Instagram:
@barbaramachadoart
DevianArt:
/barbaramachadoart
Artstation: 
/barbaramachadoart