Editor's Rating

8
NOTA:

2019, Neo-Tokyo, 21 anos após o que se acredita ter sido a III guerra mundial. ataques terroristas e brigas de gangues assola as ruas. O filme tem como plano de fundo a organização governamental e o resultado de seu trabalho com o desenvolvimento e controle de seres humanos com poderes mentais, mas também serve como uma forte crítica social para a sociedade e modo em que vivemos explorando conflitos de gangues, fanatismo religioso e governos corruptos.

Kaneda e Tetsuo são amigos que fazem parte de uma gangue de motoqueiros, um dia durante uma saída, dão de cara com uma gangue rival, e um conflito se inicia. Durante a briga, após a aparição de uma estranha criança na estrada, Tetsuo perde o controle de sua moto, sofre um acidente e é levado por estranhos homens de branco. A estranha criança era na verdade uma “cobaia” do programa de investigação psíquica do governo, um departamento secreto que estuda e desenvolve experiências psíquicas em seres humanos e esconde alguns segredos sobre a real causa da III guerra mundial.

Tetsuo passa por uma série de experiências e exames, que desenvolvem seus potenciais poderes psíquicos, trazendo consequências desastrosas para o mundo e passa a ser comparado com Akira, personagem que dá titulo ao filme, e foi uma das primeiras e mais poderosas cobaias do programa governamental, e uma das reais causas da chamada III guerra mundial. A trama explora os conflitos da amizade entre Kaneda e Tetsuo, amigos desde a infância, e como esse conflito é afetado quando Tetsuo, que sempre foi o mais novo e indefeso do grupo, vira o jogo e parte em busca de saciar a sua sede de poder.

O longa é uma obra-prima da animação japonesa, e possui um mangá com o mesmo sucesso, sendo cultuada no mundo todo até hoje, seja por sua história ou seu traço.

Matéria escrita por Eugênio Di Lorenzo Furbeta. 

Confira o trailer abaixo: