Sabe aqueles filmes se passando por um documentário filmado com uma simples filmadora? então esse tipo de filme é chamado de Found Footage, que vemos muitas vezes sendo usado para filmes de terror aqueles que dão frio na espinha e noites sem sono.
O mais interessante sobre esses filmes é que as filmagens podem ser feitas pelos próprios atores ou por câmeras que utilizam técnicas de câmera de tremulação, ambas combinadas com atuação naturalista.
Esse formato de filme nasceu nos anos 80 com o filme italiano Canibal Holocausto (que conta a história de quatro documentaristas que embrenham-se na selva para filmar indígenas que logo eles descobrem que são canibais dai você já sabe né) Mas o Found Footage se popularizou mesmo com o filme A Bruxa de Blair, de 1999.
Passou muito tempo para que mais filmes desse estilo apareceram no cinema novamente, em 2007, veio o grande sucesso de Atividade Paranormal e REC. dai pra fentre o estilo found Footage não parou mais, veio diversos filmes desse gênero de todos os tipos, como: Chronicle, o primeiro filme do gênero sobre super-heróis, e Project X, a primeira comédia do gênero Found Footage.
Outro motivo pra o estilo Found footage estar tão popular entre as produtoras é seu baixo orçamento, já que os filmes de terror tem geralmente seus orçamentos elevados pelos custos dos efeitos especiais. No caso de Found Footage, teoricamente são os atores que filmam, e as imagens tendem sempre para um estilo mais caseiro e simples, assim não gastam tanto com efeitos e tudo mais. Atividade Paranormal, por exemplo, foi produzido por 15 mil dólares, e rendeu 193 milhões de dólares em todo o mundo.
Nos últimos dias tivemos o lançamento do filme A forca, o mais recente filme lançado com o estilo found Footage.
Oque atrai mais publico nesse tipo de filmagem é a realidade empregada por ser gravado com esse efeito de ”câmeras comuns” contando historias parecidas com a realidade tirando os espíritos os rituais e as matanças.
Segue ai uma lista de 3 filmes ao estilo Found Footage:
- Apartamento 143 – Uma equipe de parapsicólogos se propõe a investigar uma série de fenômenos anômalos que ocorrem em um apartamento recém-ocupado. Telefonemas mudos, sombras misteriosas, extraordinárias emissões de luz, objetos voadores e lâmpadas explodindo são alguns dos eventos que eles irão enfrentar durante a gravação de seu material.
- Chernobyl – Sinta a Radiação – Do mesmo produtor e roteirista de Entidade Paranormal, o filme segue um grupo de amigos que decidem passar suas férias em Pripyat, uma cidade abandonada no norte da Ucrânia, próxima a usina de Chernobyl, lugar onde ocorreu o maior acidente nuclear da história. Eles acabam ficando presos na cidade-fantasma apenas para descobrirem que, não estão sozinhos.
- [REC] – A repórter Ángela e seu câmera gravam um programa sobre o Corpo de Bombeiros de Barcelona, acompanhando uma chamada de emergência noturna. No local, encontram moradores apavorados com a velha senhora que mora sozinha no andar de cima e está gritando e atacando os vizinhos. Os bombeiros entram no apartamento, seguidos pelos repórteres. Mas o que era uma situação de rotina torna-se uma escalada de medo e terror, onde o que importa é continuar vivos e seguir registrando tudo.