[Cuidado com spoilers!]

 

Perto de estrear a quinta temporada de Orange is the New Black, a Netflix contratou artistas ao redor do mundo para pintar painéis da personagem vivida por Samira Wiley. A jovem Poussey teve uma morte perturbadora  na série nas mãos de um guarda de prisão despreparado ao fim do quarto ano e provocou a rebelião que será o foco da próxima temporada. Confira alguns dos murais:

 

 

Os desenhos foram criados por artistas locais que são fãs da série e receberam o convite de mostrar suas próprias perspectivas sobre a personagem. Cada mural traz o slogan “Stand Up”, e os fãs da série poderão vê-los em Nova York (Anthony Mast), Los Angeles (Tewsr), Toronto (Ness Lee), Melbourne (Elle), Chicago (Max Sansing), Detroit (Michelle Tanguay) e São Francisco (Amanda Lynn). As informações são da Entertainment Weekly.

Tanguay falou um pouco sobre como foi participar do projeto. Sua colaboração pode ser vista em uma parede de tijolos na esquina da Broadway Street e Grand River Avenue, em Detroit.

Eu vi este projeto como um tributo ao personagem. Eu queria tornar meu desenho algo positivo, e é por isso que eu escolhi as cores brilhantes, os azuis brilhantes, para fazer a justiça dela. Ver uma mulher afro-americana na parede em Detroit, gigantesca, com as palavras ‘Stand Up’, é muito empoderador e é isso que eu queria que todos sentissem quando vissem o mural.

A atriz Samira Wiley também se manifestou, afirmando estar orgulhosa do fato de que a campanha sinaliza para as recentes ocorrências de afro-americanos sendo mortos por policiais.

Eu acho que é nossa responsabilidade como artistas sermos capazes de refletir o tempo no qual estamos vivendo. Ela é um personagem fictício que pode provocar mudanças reais no pensamento e na ação das pessoas.

Recentemente, Danielle Brooks, a Taystee da série, revelou que a quinta temporada da série acontecerá em 13 episódios compreendidos em um espaço de 72 horas – Os novos episódios de Orange is the New Black chega ao catálogo do serviço de streaming em 9 de junho