August Pullman. Guarde bem esse nome. Um dia você ainda vai se emocionar com sua história.
Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade… até agora.
O livro nos mostra a perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, sobre a ideia da entrada em uma escola normal. Se para crianças sem nenhuma deformidade essa experiência é algo aterrorizante, podemos esperar dessa entrada de Auggie, algo repleto de momentos comoventes e outros descontraídos.
R.J. Palácio traz uma escrita bastante simples e direta, o que faz querermos devorar todas as 320 páginas sem parar um instante.
O Livro não se prende apenas a narrativa de Auggie, mas, temos algumas pessoas que entram para contar seus respectivos pontos de vista sobre a situação. Esses pontos não são isolados, tipo aqueles que nos dão a sensação de Flashbacks, eles são análises que complementam a história e que dão andamento a narrativa; ou seja, quando a análise dos personagens chega ao fim, a próxima tem inicio no momento imediato deixado pelo seu antecessor.
Temos além do Auggie, a Via – Sua irmã mais velha. Ela é uma adolescente que acaba de entrar no ensino médio, e que aprende a viver sem a atenção dos pais (devido a todos os problemas que acontecem com seu irmão) e defende com unhas e dentes seu amado irmão mais novo.
Temos a Summer, a primeira pessoa que se aproxima voluntariamente de Auggie na escola. Orfã de Pai, ela nos passa a ideia de que devemos nos aproximar das pessoas sem levar em conta seus problemas.
O Jack, é o primeiro amigo que Auggie faz na escola. Uma criança não tão meiga como a Summer, mas, com um grande coração. Algumas atitudes tomadas por ele, farão você odiá-lo eternamente, mas, com o decorrer dos acontecimentos, aprendemos a entendê-lo.
Justin é o namorado da Via. Sua aparição no livro é bem rápida, mas o suficiente para transmitir uma bela mensagem, que em resumo, nos ensina que às vezes agir por impulso é necessário.
A Miranda é a última personagem que complementa a narrativa. Ela é uma amiga de infância da Via, e é a personagem fora da família, que mais ama o Auggie, Protagoniza junto com a Via, uma das cenas de reconciliação e reaproximação mais lindas que eu já li. Ela também presenteou o Auggie com um artefato que ouvimos falar durante quase todo o livro.
Em resumo, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade – um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.
Para aqueles que amaram a leitura, assim como eu, temos uma ótima noticia: Os direitos do livro foram compradas pelo estúdio Lionsgate (mesmo estúdio da franquia Jogos Vorazes), e irá virar filme nos próximos anos.
Para você que ficou louco para ler, confira abaixo o BookTrailer:
O Livro traz a ideia do uso de preceitos – que são orientações que devemos tomar em situações difíceis. Sem duvida é a cereja do bolo, algo que devemos deixar cada um despertar suas própria concepção.
2 Comments
Bom, muito bom ;3
Esse livro é fantástico, um dos meus favoritos, nos faz enxergar com o coração e ver que a existem coisas mais importantes que a aparência, como o amor e a amizade. Adorei!!!!