O ano é 2044. O cenário é de fome, luta e caos. A fuga da realidade e o transporte pra uma totalmente nova é um jogo chamado OASIS.
Esse é o cenário criado por Ernest Cline no livro Jogador Nº1.
A trama acontece em uma distopia, em que o mundo que conhecemos hoje está totalmente caótico e sem soluções e um homem muito influente, Halliday, cria uma plataforma virtual chamada de OASIS, onde as pessoas podem se transportar por meio de aparelhos como console e viver em um outro mundo. Depois do sucesso do jogo, Halliday morre deixando para trás uma fortuna de 240 milhões de dólares que iria ser a herança de quem ganhasse um desafio deixado por ele dentro do OASIS. O desafio consistia em uma série de enigmas que precisavam de soluções para chegar ao final, chamado de ovo de ouro e assim, ganhar a sua herança.
A obra é uma verdadeira bíblia de referências aos anos 80, seja em jogos, cinema, música e arte. Halliday por ser um senhor de idade, viveu nos anos 80 e era obcecado pela cultura da época, então todos os enigmas e descobertas do livro trazem uma bagagem de referências consigo.
A história se desenvolve através de um rapaz chamado Wade Watts, um garoto pobre de 17 anos que tenta fugir de sua realidade através do OASIS, quando ele descobre da premiação para ganhar uma fortuna, dedica toda sua vida pra buscar a resposta dos enigmas. Para isso, ele mergulha completamente no OASIS, deixando até mesmo de lembrar da realidade fora do jogo. O livro, inclusive, tem muitas críticas à sociedade de hoje, que vive muito tempo numa realidade que não é a real e acaba se perdendo por lá.
Ao longo da trama, Wade acha pistas e a sua realidade dentro e fora do jogo acaba ficando perigosa pela competição que aumenta entre os personagens. Nesse contexto, outros personagens aparecem e completam o cenário do jogo com Wade, ajudando e atrapalhando na busca da fortuna deixada por Halliday.
A obra O jogador Nº1 de Ernest Cline é uma leitura fluida e com muitas referências, mas não atrapalham os leigos de compreender a história, na verdade, acrescenta conhecimentos acerca dos anos 80 e ajudam a criar o cenário durante a leitura. Uma ótima leitura pra quem gosta de realidade virtual, jogos e acima de tudo, bastante ação.
O livro foi adaptado para o cinema, e o longa dirigido por Steven Spielberg chega aos cinemas dia 29 de Março. Confira abaixo o trailer: