Se a NETFLIX é conhecida pela sensibilidade posta em suas produções originais, Sense8 vem para reafirmar isso, e o faz com muito sucesso. Escrita, produzida e dirigida pelos irmãos Wachowskis (responsáveis por Matrix e o mais recente O Destino de Júpiter) e J. Michael Straczynski, a premissa da série é bem simples: oito pessoas sem nenhuma familiaridade entre si e de diferentes partes do globo passam a presenciar uma estranha e inexplicável ligação logo após terem a visão de uma mulher desconhecida que comete suicídio. Esses estranhos “sensates”, na mitologia da série, passam a experimentar momentos de imersão, em níveis que alternam, na realidade uns dos outros e é aí que os vínculos se formam.
Sense8 pode não ser apresentada como uma série complexa, mas sim profunda. Logo de início, somos apresentados a oito personagens principais e suas histórias de vida e é justamente isso que sustenta a história, por vezes até mais do que a conexão entre eles dividida. A série trata de familiarizar ao máximo o telespectador com a trama, mostrando o lado bom e ruim dos seus protagonistas até que se torna impossível não se identificar com cada um deles. Em alguns momentos, é fácil beirar a aflição quando os sensates se veem presos a situações cotidianas (ou não) que os pressionam até o limite. E há sempre o desejo interno de que algum outro apareça ali para socorrê-lo.
Cada episódio é montado com maestria, dividindo corretamente os plots que separam a trama e o único que a une. Os personagens secundários funcionam aqui; eles são muitas vezes úteis na evolução e humanização dos principais, além de receberem destaques consideráveis em vários aspectos. A escolha de elenco foi excelente. Ponto para Alfonso Herrera, de Rebelde, como Hernando.
Não há o que reclamar da parte técnica que muitas vezes alcança um patamar cinematográfico. Desde a abertura da série até a fotografia singular para cada locação (e são várias) tudo é excelente e natural.
Finalizando sua primeira etapa com 12 episódios, Sense8 revelou uma primeira temporada de apresentações e demonstrou que possui autenticidade em meio às produções atuais de ficção cientifica. Embora as cinco temporadas inicialmente planejadas possam assustar, há razões para crer que a qualidade não vá decair tão cedo pela forma como o enredo é bem administrado; fluído e intenso, com a certeza de que ainda há muito mais por trás dos sensates do que imaginamos.
1 Comment
[…] Leia mais sobre a serie Sense8 […]