O ano de publicação é 1887. Um médico está de volta a Londres vitoriana. Sem muito dinheiro, sem um trabalho, o que ele poderia fazer? Morar com um desconhecido que atende pelo nome de Sherlock Holmes?

Conhecer o detetive excêntrico e arrogante pode ter sido a melhor coisa que já aconteceu a Dr. John Watson. Se você já conhece o trabalho de Sir Arthur Conan Doyle, o homem que deixou de exercer a profissão de doutor para escrever, sabe do que estamos falando. Se não conhece, aqui estão cinco motivos para você ler.

Sherlock Holmes é, sem dúvida, um dos maiores personagens literários já criados. Suas histórias renderam diversas adaptações. Teatro, cinema, tv, jogos de tabuleiro…

Uma das mais recentes adaptações do personagem é a série britânica Sherlock, da BBC. Estrelada por Benedict Cumberbatch (não tente pronunciar), a série narra os casos de Holmes e Watson em uma Londres moderna. Da Era Vitoriana ao nosso dia-a-dia, a série não poderia ser melhor.

Sherlock conta com três temporadas de três episódios cada encerradas e a uma (a tão sonhada s4) em andamento. O primeiro episódio da série foi exibido no último dia 01, e é sobre ele que iremos conversar.

 

Something is coming. Maybe is Moriarty, maybe is not….

 Moriarty está de volta? Não sabemos.

 O governo britânico está preocupado com a recente aparição do vilão (Andrew Scott) por toda Londres. Há indícios de que Moriarty possa ter voltado, mas… Será?

 De outro lado temos o detetive Lestrade (Rupert Graves) e um caso para Sherlock Holmes. Por que, de repente, estátuas da ex-primeira ministra, Margaret Thatcher, estão sendo roubadas e destruídas? Ao ir atrás de pistas, Holmes descobre o real sentido do ato.

 Teria Mary Watson (Amanda Abbington), esposa de John Watson (Martin Freeman), seu parceiro, alguma relação com o caso?

 Podemos dizer que As Seis Thatchers têm mais a ver com o passado sombrio de Mary do que com a primeira ministra. O episódio fora baseado no conto A Aventura dos Seis Napoleões, que faz parte do livro A Volta de Sherlock Holmes, onde alguém destrói estátuas de Napoleão por um estranho motivo.

 Com um estilo mais sombrio, As Seis Thatchers marca o retorno brilhante de Sherlock após três anos de espera por uma nova temporada. A atuação, as pontas soltas para o segundo maior vilão das  histórias, os efeitos especiais, tudo isso ressalta que você nunca sofreu o suficiente se não tiver assistido Sherlock.

 O próximo episódio será transmitido no Reino Unido no próximo domingo (08). Enquanto isso, você pode assistir esse vídeo.

Até breve!

Dr. John H. Watson

do blog do John.