Os fãs de ficção científica podem se animar porque o remake de Dune está finalmente saindo do papel! Denis Villeneuve (A Chegada – 2016, Blade Runner 2049 – 2017, Sicario: Terra de Ninguém – 2015), é o diretor responsável pelo projeto e já mostrou que não brinca em serviço com anunciação de seu cast.
O filme é baseado em um livro do gênero “romance de ficção científica”, do escritor americano Frank Herbert, publicado 1965. Vencedor do prêmio Hugo de 1966, Dune é considerado o livro de ficção científica mais vendido de todos os tempos. A história acompanha o jovem Paul Atreides, herdeiro da Casa Atreides, na ocasião da transferência de sua família para o planeta Arrakis. Existem interações entre política, religião, ecologia, tecnologia e emoções humanas de forma complexa na narrativa, gerando fortes debates. Como por exemplo, o fato do uso de tecnologia ser limitado pela religião, que teme que as máquinas pensantes possam destruir a humanidade.
O projeto primeiro aconteceu em 1984, pelas mãos do diretor David Lynch (Twin Peaks). A história foi injustiçada e o filme considerado um dos maiores fracassos dos anos 80. Levando isso em conta, fica claro que existiu muita especulação sobre como esse novo projeto seria desenvolvido, envolvendo, inclusive, Star Wars, a maior saga cinematográfica do gênero. Então, Villeneuve, em entrevista ao site Fandom, comentou que : “A maior parte das ideias principais de Star Wars vem de Duna, então será um desafio resolver isso. Minha ambição é fazer um filme de Star Wars que eu nunca vi. De certa forma, é como se fosse Star Wars para adultos”.
Timothée Chalamet será o personagem principal, enquanto Zendaya interpretará Chani, seu par romântico. Oscar Isaac e Rebecca Ferguson serão os pais de Chalamet, e Stellan Skarsgard será o antagonista, Barão Harkonnen, juntamente a Dave Bautista, que interpretará o seu criminoso sobrinho. Por fim, Charlotte Rampling assumirá a Reverenda Mother Mohiam, capaz de manipular emoções.
Com roteiro dividido entre Villeneuve, Eric Roth (Forrest Gump – O Contador de Histórias) e Jon Spaihts (Doutor Estranho), o filme ainda não tem previsão de estreia, mas o diretor já afirmou desejar começar uma saga cinematográfica.