Durante o mês de junho, comemoramos o mês do Orgulho LGBTQ. Todo ano, temos esse mês para se sentirmos orgulhosos por quem realmente somos, de irmos atras de direitos e de pedirmos repeito. Mas, devemos fazer isso todos os dias, conquistamos muitas coisas, mas ainda são poucas. Hoje termina esse mês tão especial para a comunidade, porém, a comemoração não acaba aqui. Separamos sete filmes com temática LGBTQ, que foram importantes, da sua maneira, para a comunidade e que mostram essa luta, o orgulho e principalmente, o amor.

7. Azul é a cor mais quente(2013)

O filme conta a estoria de Adele, que em seus 15 anos, começa a fazer descobertas sobre a vida e o amor. Junto com Emma, o filme mostra o crescimento de um relacionamento forte e até onde se pode ir um relacionamento. Mas o filme não fala apenas desse romance, levando em consideração que a trama se passa antes do casamento gay ser legalizado na França (país onde se passa o filme), o longa mostra a luta por esse direito e também do preconceito que é/era constante na época.

6.Milk(2008)

“Milk” conta a história de Harvey Milk, um homem que chega aos 40 anos chateado por não ter feito nada de importante. Após se mudar para Califórnia, junto com seu namorado, Milk percebe que a repressão por parte do governo sobre os gays era muito grande, então, decide se candidatar a um cargo publico para começar a fazer mudanças em relação a isso. Baseado em fatos, o longa é importante pois percebemos que não importa a idade, a época ou as dificuldades, devemos ser fortes e irmos, sempre, atras de conquistas.

5. The Rocky Horror Picture Show(1975)

A trama é considerada um clássico cult e um simbolo de contracultura. Fazendo uma sátira dos filmes de ficção cientifica da época, o filme deixou sua marca e até hoje é lembrado. O longa conta a história de noivos que decidem visitar um antigo professor antes de se casarem, mas o pneu do carro fura no meio do caminho e ambos tem de pedir ajuda a um castelo que ficava ali perto. Ao pedirem abrigo no tal castelo, o casal conhece o cientista travesti Frank N. Furter. Com muito humor e musicas contagiantes, o filme foi um grande marco para a representatividade na mídia.

4.Hoje Quero Voltar Sozinho(2014)

“Hoje Quero Voltar Sozinho” conta a historia de Leonardo, um garoto cego que procura independência mesmo tendo que lidar com a mãe super protetora. Quando Gabriel se muda para cidade, Leonardo começa a ter sentimentos jamais sentidos antes. A trama se destaca por contar uma narrativa simples e verdadeira, da forma mais delicada possível. Além do romance entre os personagens, temos uma reflexão sobre a vida, de como ela é simples e nem se quer percebemos isso. O filme brasileiro foi bastante elogiado pela crítica, chegando a representar o Brasil na categoria “Melhor Filme Estrangeiro” no Oscar.

 

3.Carol(2015)

A trama narra o romance de Carol Aird e Therese Belivet, que se conhecem na véspera de natal e logo se apaixonam. Ambas as personagens se questionam sobre quem são e qual seu destino. Na década de 50, época que se passa o filme, a homofobia era constante, temos na narrativa o exemplo do ex-marido de Carol, que deixou a mulher após saber que ela já teve um caso com a amiga. O filme se destaca pois ele nos mostra que o amor pode vencer tudo, principalmente, o preconceito.

2.Brokeback Mountain(2005)

O filme narra a estoria de Jack Twist e Enis del Mar, dois jovens vaqueiros que se conhecem e se apaixonam. De forma tocante, temos um desenrolar de um relacionamento proibido entre os personagens. A trama é considerada muito importante, já que foi por causa dele que temos diversos filmes com tal assunto atualmente. “Brokeback Mountain” foi o primeiro filme com temática LGBT a chegar em grandes premiações, antes disso, o assunto era retratado da forma mais parcial possível. O longa é importante, também, por retratar a vida de pessoas que não podem ser quem realmente são por preconceito.

1.Moonlight(2016)

“Moonlight” conta as três fases da vida de Chiron: jovem, adolescente e adulto. Sem cair em clichês, o filme conta uma história tocante e verdadeira, de um amor que permanece com o passar do tempo. Mas o filme não é apenas um romance, temos aqui um personagem que se questiona durante toda a sua vida sobre a vida, vemos um Chiron que tenta se esquivar do mundo do crime e ao mesmo tempo, entender os seus sentimentos. A maior qualidade da trama é que ela é diferente do que estamos acostumados a ver, ela foge de todo esteriótipo possível. O filme ganhou o Oscar de Melhor Filme esse ano, sendo assim, o primeiro filme com essa temática a ganhar um Oscar. “Moonlight” é o filme que todos devem assistir e refletir sobre a vida.