Dizem por aí que os melhores momentos da vida são vividos na adolescência. Os primeiros amores, os encontros, as festas, as viagens, as surpresas… E são sempre os instantes inesperados que transformam um dia comum em uma lembrança especial, daquelas que nunca deixarão de nos acompanhar. Um Ano Inesquecível trás quatro histórias que contam os bastidores de cada estação do ano.
Romântico, divertido e incrível, nós listamos 5 motivos para você agarrar esse livro. Bora conferir?
A escrita
O livro é dividido em quatro contos, cada um se passando em uma estação do ano e escrito por uma autora diferente. E todas arrasam. Seja no inverno, no verão, no outono ou mesmo na primavera, Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças misturam diversos elementos em suas narrativas, ligando-as pelo romance e pelo ar cômico das histórias. A escrita é fundamental para a história, muitas vezes determinando o gosto do leitor pela obra. Em UAI, ela faz você querer continuar e querer mais mesmo que o livro já tenha acabado.
Os acontecimentos
Nem sempre estamos em nossos melhores dias ou nem sempre queremos mudar nossos planos, deixar para lá o que já definimos. Passamos, todos os dias, pelos mesmos lugares, vemos as mesmas pessoas e esquecemo-nos da existência do outro, pensando apenas em chegar, fazer e depois tudo novamente. UAI nos mostra que mudar é bom, é necessário. São histórias que aconteceram através de situações comuns entre os personagens que, apesar de fictícias, podem ser reais. Eles não se consideravam prontos para a mudança, não queriam o que vinha a seguir, mas aceitaram. E foi o melhor que fizeram.
A não-tão-ficção
Embora o livro seja um romance-fantasia, as histórias não fogem da realidade. Uma garota que se apaixona em uma viagem, um casal que se forma a caminho do curso e outro que se aproxima através da matemática das flores passa ao leitor a mensagem de que as coisas podem acontecer quando você menos esperar – e que podem, sim, acontecer com você. Elas são possíveis.
A atmosfera dos dias inesquecíveis
Cada conto transmite ao leitor um sentimento, uma sensação diferente. Gostamos de chamar de “atmosfera”. Cada história se passa em um lugar diferente, com pessoas e acontecimentos diferentes. Esbarramos em lugares em que já estivemos (ou queremos ir) e repensamos o que acontece conosco. São histórias que podem já ter acontecido com você, mas tratadas de uma forma original. Elas emocionam pela simplicidade e nos divertem pelo modo como são escritas.
Os personagens
Todos encontrados nessas histórias foram pegos de surpresa pela tal da ‘mudança’. Um encontro de férias é desmarcado, um estágio que você não gostaria de fazer lhe trás mais do apenas frio, um carnaval deixa de ser apenas uma festa e ir mal em matemática acaba sendo um problema bom – se é que isso existe. Conhecemos pessoas diferentes, mas parecidas. Mal-humoradas, divertidas, que não gostam de música, que dublam no metrô e por aí vai. Cada uma delas conta uma história ao mesmo tempo em que esconde outra. O livro acaba e você quer mais. Precisa ler mais.
E, assim como elas, somos feitos de dias inesquecíveis.