Cinco anos após o lançamento do primeiro filme, Uma Aventura Lego 2: A Segunda Parte retorna às telas com os seus antigos roteiristas e diretores Phil Lord e Christopher Miller, lado a lado com Matthew Fogel desta vez como produtores e, mais uma vez, roteiristas. A direção ficou por conta do Mike Mitchell, mais conhecido por seus trabalhos em Sky High e Trolls.
A animação começa assim que Finn, dono das peças de lego e mente criativa por todo o enredo do filme anterior, recebe a notícia de que sua irmã, Bianca, estaria autorizada para brincar com ele no porão. Para aqueles mais esquecidos, o filme recapitula logo na primeira cena e dá uma continuação a partir do momento em que os brinquedos da criança mais nova invadem a cidade de Bricksburg. Cinco anos passam desde o momento, pulando para a cena em que os personagens desistem de construir qualquer coisa com brilho ou colorido por sempre atraírem os invasores do “portal escadar”, quando na verdade é apenas Bianca tomando as construções do irmão mais velho para brincar em seu quarto. Agora o inabalável Emmet, Lucy, Batman e os demais personagens vivem nas ruínas da antiga cidade, agora chamada de Apocalipsópolis.
Alternando entre perspectivas, o filme não é tão cômico quanto o primeiro, mas as piadas carregadas de referências a cultura pop ainda se fazem bastante presentes, sejam nos diálogos ou nos cenários, como o fato de Apocalipsópolis lembrar o cenário da franquia Mad Max, e aos óbvios personagens de outros filmes. Mesmo não saindo da sombra de seu antecessor nesse quesito, ainda é um filme cheio de humor. A sequência também apresenta algumas pequenas lições e críticas a mais ao decorrer do enredo, algumas mais sutis e outras mais descaradas, mas todas importantes em questão de caráter. Em alguns momentos do final, o roteiro pode parecer confuso, mas se mostra inteligente ao apontar e fazer Emmet, tão confuso quanto o espectador.
Com suas músicas grudentas que não vão deixar sua cabeça tão cedo, no bom sentido, e a habilidade de fazer as pessoas rirem do e com o filme, Uma Aventura Lego 2 é como os brinquedos que inspiraram a criação de seu filme, divertido para todas as idades.