10 de setembro de 1990. Esse foi o ano de estreia de Um Maluco no Pedaço (The Fresh Prince of Bel Air) nos EUA, pela rede de televisão NBC. E já se passaram 26 anos. Seis temporadas, mais 100 episódios, os quais passaram nas tardes da SBT. Inesquecível. A série chegou ao fim em 1996, deixando saudades e uma lacuna que nunca poderá ser preenchida, pois era cativante e única, com personagens carismáticos, engraçados e, por que não dizer, com uma dose de drama e profundidade pouco antes vistas em uma série de humor.
Recentemente, especulou-se que o ator, hoje mundialmente consagrado, estaria preparando uma nova versão da série por meio de sua própria empresa, a Overbrook Entertainment. Enquanto não temos informações mais detalhadas, vamos conferir 10 curiosidades sobre essa série inesquecível!
- Devendo pra Receita
Will Smith estava devendo, e muito, para a Receita Federal americana: US$ 2,8 milhões! Ele já tinha fama por ser o rapper conhecido como ‘The Fresh Prince’. Por conta disso, quase chegou à falência, até que o produtor Quincy Jones (renomado por seu trabalho musical) o convidou para fazer a série. O governo americano decretou que 70% do salário do rapper iriam direto para os cofres do governo para pagar a dívida.
- Inexperiência de Will Smith
Convenhamos: Will Smith não era ator. Era um rapper tentando ser ator. Antes de “Um Maluco no Pedaço”, tinha participado apenas de um especial escolar na emissora ABC, como um vendedor de camisetas. “Quando assisto àqueles episódios, tenho vergonha. Minhas performances eram terríveis”, relembra o Will.
- Will conheceu sua mulher em audições para a série
Will Smith conheceu sua esposa, Jada Pinkett, em um teste para “Um Maluco No Pedaço”. Ela fazia um teste para interpretar a namorada de Will na série, mas o papel acabou ficando com Nia Longs, pois o diretor achou Jada muito pequena. Desde então, eles namoraram, e casaram em 1997.
- Dancinha do Carlton Banks
A inspiração da dança de Carlton (Alfonso Ribeiro) vem de Bruce Springsteen – mais especificamente de sua performance em “Dancing in the Dark” – com uma certa pitada de Courteney Cox (que tem versão ‘própria’ do hit) e Eddie Murphy, em “Delirious”. “Peguei essas duas danças e as combinei para formar a do personagem”, explicou Ribeiro.
- Duas atrizes como a Tia Vivian
O tempo fechou durante a 4ª temporada da série, pois os diretores não queriam que a atriz Janet Hubert não atuasse em nenhum outro trabalho além das filmagens da série. Ela não aceitou, então escalaram Daphne Maxwell Reid para seu lugar. Rumores indicam que o ator Will Smith tem participação nisso: em entrevista ao site “TMZ”, Janet chamou Will de ‘imbecil’ por não ter ‘puxado o saco’ dele na época das gravações.
- De 4 para 6 temporadas
A NBC queria que a série tivesse 4 temporadas, quando Will retornaria à Filadélfia. Os fãs reclamaram, e lá estava Will de volta a Bel Air, dentro de uma van. Ao todo, a série teve 6 temporadas.
- Jazzy Jeff & The Fresh Prince
Jazz e Will eram amigos dentro e fora da telinha. Eles formaram a dupla DJ Jazzy Jeff & The Fresh Prince em Filadélfia, em 1985. Formaram uma dupla até 1993, laçando discos como “He’s The DJ, I’m the Rapper” (1988), o primeiro álbum duplo da história do hip hop.
- Conexão com a série “In the House”
Carlton e Ashley Banks apareceram na 2ª temporada de “In The House”. É que Winifred Hervey e Quincy Jones, produtores de “Um Maluco no Pedaço”, também estavam por trás da série estrelada por LL Cool J e Maia Campbell. O Tio Phil também aparece na segunda temporada como um juiz.
- Ashley também é cantora
Tatyana Ali, a atriz que interpreta a Ashley, também estava na cena musical. Em 1998, ela lançou o álbum “Kiss The Sky”, figurando nas paradas billboard impulsionado pelo sucesso da série. Ganhou um disco de ouro, mas a gravadora MJJ Music rompeu com a cantora por insatisfação com a vendagem. Tatyana não desistiu e continuou cantando, lançando um EP.
- Sucesso até na Baía de Guantánamo
Em 2012, a procura por episódios de “Um Maluco no Pedaço” superou a demanda por livros da saga “Harry Potter” na Baia de Guantánamo, em Cuba, lugar onde estão sendo mantidos presos terroristas e suspeitos pelo governo americano.
E você, meu caro nerd? Qual é o momento mais engraçado e inesquecível de “Um Maluco no Pedaço”? Para nós, é a cena em que Will reencontra seu pai, e acha que ele finalmente vai poder voltar pra casa com ele. Foi uma cena muito tocante e triste.