Ah, as missões de lealdade dos games de Mass Effect são uma atração à parte. Tão importantes quanto a história principal, essas missões aproxima mais o protagonista de seus aliados, e garantem que eles estejam mais resolutos quando os momentos decisivos chegarem, influindo, inclusive, na história principal. Na última segunda feira, um trailer cinemático foi lançado mostrando um pouco dos protagonistas. Dê uma olhada:
O novo jogo se chamará “Andrômeda” devido à Iniciativa Andrômeda, estabelecida ainda nos idos do Mass Effect 2, segundo a revista Game Informer. Quatro “Arcas” são criadas, cada uma contendo uma raça diferente, com o objetivo de explorar os “Mundos Dourados” do aglomerado de Heleus, na galáxia de Andrômeda.
O jogador toma parte da missão como o filho ou filha do líder da missão da arca dos humanos. Uma vez escolhido com quem irá jogar, o personagem será conhecido como “O Explorador” (“Pathfinder“, no original em inglês), e depois que assumir o papel de um dos dois, o outro não será descartado automaticamente, pois os dois personagens são irmãos e estarão presentes na história. Os personagens se chamam Scott e Sara Ryder, filhos de Alec Ryder.
Marc Walters, diretor criativo, nos diz que mesmo que o jogo tenha novos personagens e novo enfoque, ele não será o início de uma nova trilogia. Ele afirmou:
No fim disto, queremos que a história pareça completa e finalizada.
A arca dos humanos, a Hyperion, navegou durante 600 anos, mas para um destino errado, perdendo o contato com as demais arcas e com o Nexus, o centro de comando enviado antes das Arcas partirem. Também serão revelados os Kett, a nova raça com quem os protagonistas terão contato, e embora eles sejam mostrados como os antagonistas, a Game Informer revelou que nem todos os Kett serão inimigos dos Ryders. O que acontece com a Hyperion, o que as outras raças podem ter encontrado e o que motiva os Kett foi mantido em segredo, mas a Game Informer revela uma série de mudanças feitas à fórmula de Mass Effect.
O retorno das missões de lealdade terá impacto direto no desfecho do jogo. Estas missões, bem como as opções de romance, estarão disponíveis para todos os aliados do jogador, dois dos quais já foram revelados: a Asari PeeBee e Liam, membro da equipe do Explorador.
Andrômeda trará mudanças no gameplay. Diferente do Mass Effect 3, em que havia dois sistemas de combate, Andrômeda irá combinar os dois sistemas tanto no multiplayer quanto no single player, mas não mais permitindo a pausa durante o combate, como nos diz o produtor Fabrice Condominas:
É muito mais dinâmico e voltado para ação, não há mais a pausa e mira [presente em Mass Effect 3].
Dê uma olhada neste vídeo em 4k com um pouco do gameplay do Mass Effect: Andrômeda:
O personagem do jogador entrará em cobertura automaticamente quando chegar perto de alguma estrutura, e sair de cobertura será igualmente simples, e o jetpack substituirá o tradicional rolamento, podendo ser usado pra chegar a um ponto elevado dando vantagem de combate. A personalização do personagem continua em Andrômeda, permitindo editar a aparência do personagem, e não mais há os caminhos de Paragon/Renegade. Algumas opções de diálogo aparecerão em tonalidades diferentes, mas o diretor criativo de Andrômeda diz que preferiu:
Dar ao jogador a oportunidade de se expressar de diferentes maneiras, mas não necessariamente dar a você um medidor binário pelo qual todos o julgam.
Quanto ao fim da história, não foi revelado se haverá múltiplos finais. Michael Gamble, diz que o novo game será:
Algo diferente da trilogia porque o jogo oferece “um tipo diferente de história”.
Mass Effect: Andromeda será lançado no primeiro trimestre de 2017 para PlayStation 4, Xbox One e PC.