Qualquer pessoa que tenha vivido a década de oitenta do século passado, como nós do Sétima Cabine (nossa, dizer isso fez o peso dos anos cair sobre nossos ombros…), não conseguiria conter as lágrimas ao ver essa cena.
Após 30 anos, os atores da série Tokusatsu Choushinsei Flashman (Comando Estelar Flashman, no Brasil), que foi ao ar no Brasil, estreando em 13 de março de 1989 na Rede Manchete, onde ficou até 1992, se reuniram para comemorar os 30 anos da série, em um evento chamado Choshinsei Sanjusshunen Dosokai, o qual ocorreu em meados de novembro.
Os cinco atores, Touta Tarumi, Kihachiro Uemura, Yasuhiro Ishiwata, Yoko Nakamura e Mayumi Yoshida, juntamente com os dublês que vestiram suas respectivas roupas quando transformados, mais os atores que interpretaram os vilões estiveram presentes no evento para prestigiar a ocasião.
O evento foi concebido por Kihachiro Uemura, o qual interpretou Green Flash/Dan. Touta Tarumi (Red Flash/Jin) e Yasuhiro Ishiwata (Blue Flash/Go) concordaram em se juntar a ele e começaram os preparativos do evento no começo deste ano. Eles também chamamaram os atores que intepretaram os vilões.
Foi uma ocasião realmente especial, pois Yoko Nakamura e Mayumi Yoshida, as quais interpretaram Yellow Flash/Sara e Pink Flash/Lu respectivamente, concordaram em participar mesmo já não mais atuando. Embora estivessem hesitantes no início, o entusiasmo de Uemura comoveu a todos, o resultado foi uma reunião incrível após 29 anos.
Uemura e os demais convidaram os cinco dublês que interpretaram seus personagens após transformados vestindo os uniformes. Kazuo Niibori (Red Flash), Tsutomu Kitagawa (Blue Flash), Koji Matoba (Green Flash) e Yuichi Hachisuka (Pink Flash) se juntaram ao evento, apenas Masato Akada, que interpretava Yellow Flash não pôde vir, pois se recuperava de uma contusão, mas mandou uma mensagem a todos.
Seis atores que interpretavam os vilões vieram ao show. O ator veterano Koji Shimizu, que interpretava o maligno Doutor Keflen, maravilhou a platéia ao reinterpretar o episódio final com Sayoko Hagiwara, a qual era a Nefeli. A platéia aplaudiu entusiasticamente Joji Nakata (Kaura), Yoshinori Okamoto (Bo Gardan), Miyuki Nagato (Urk) e Hiroko Kojima (Kirt) quando estes vieram ao palco. O compositor Kohei Tanaka, conhecido pelo anime One Piece, também apareceu a cantou as músicas que compôs para Flashman.
Por volta do meio do evento, Eiichi Onoda, o narrador da série, veio ao palco e leu a versão 2016 da narração de Flashman.
Um dia, cinco jovens deixaram a Terra em direção a um planeta longínquo no Universo. E a paz retornou à Terra. Obrigado, Flashman. E após 30 anos…
E então Tarumi gritou “Choushinsei!“, ao que toda a plateia respondeu “Flashman!!” Nakamura e Yoshida, então, apareceram no palco, recebidos por grandiosa ovação do público. Todos – os cinco principais, outros membros do elenco e a plateia – estavam às lágrimas.
A história de Flashman foi inspirada pelos japoneses que foram viver na China após a Segunda Guerra Mundial. Cinco terráqueos sequestrados e criados em outros planetas voltam à Terra para proteger seu planeta Natal do mal. Eles também procuram por seus pais, mas logo seus corpos desenvolvem uma reação alérgica à atmosfera da Terra.
No final, embora tenham encontrado os pais de Sara, o seu tempo está chegando ao fim e eles devem retornar aos planetas onde cresceram. Sara nem mesmo teve tempo de contar aos seus pais que ela era sua filha. Tudo o que ela pôde fazer foi acenar para a Terra pela janela da nave mãe Star Condor, um final muito triste.
Ver todos ali no palco nos faz relembrar deles na série. Eles provavelmente nunca desistiram de ter esperança, fizeram tudo o que podiam e voltaram à Terra novamente. Gostaríamos de acreditar que aquele final triste se tornou depois uma feliz reunião de família.
Você se lembra da abertura de Flashman na Manchete? Não lembra?? Então vamos relembrar!
Sabe quem canta o tema de abertura de Flashman? Não? É o cantor Taku Kitahara! Veja agora ele cantando o tema ao vivo no Super Sentai Spirits de 2006: