Hey Jude! Acaba de completar exatos 50 anos que os Beatles surgiram no telhado da sede da gravadora Apple. Localizada no centro comercial de Londres, foi onde tocaram pela última vez juntos por cerca de 40 minutos. Assim, para comemorar a data, foi anunciado que o diretor da trilogia do Senhor dos Anéis, Peter Jackson, irá dirigir um documentário sobre as sessões de gravação do último disco da banda inglesa The Beatles, o Let It Be. Desta forma, contará com 55 horas de gravações e 140 de áudio, nunca divulgadas, para construir a base do documentário.
Logo, o filme será uma parceria entre a Apple Corps Ltd e WingNut Films Ltd. Além da cooperação de Paul McCartney, Ringo Starr, Yoko Ono Lennon e Olivia Harrison. Toda a sequência filmada, mesmo que parte tenha se perdido, estará no documentário. Na fita aparece a banda em intermináveis complicações, esbanjando tensão em inúmeros trechos, brigas e sucessos já conhecidos, tudo colorido.
Dentre o material de maior relevância está o show no telhado do edifício três da Savile Row. Uma vez que contou com a participação Paul McCartney, John Lennon, George Harrison, Ringo Starr e o tecladista Billy Preston. Assim, tocaram “Get Back”, “Don’t Let Me Down”, “I’ve Got a Feeling”, “One After 909” e “Dig a Pony”.
Posteriormente, em 1970, foi lançado, junto ao álbum, um filme, também documentando as gravações de Let It Be. “Fiquei aliviado ao descobrir que a realidade é muito diferente do mito”, diz Jackson, depois de rever todas as filmagens e áudios que Michael Lindsay-Hogg gravou, 18 meses antes de se separarem. “Assistir John, Paul, George e Ringo trabalharem juntos, criando músicas clássicas do zero, não é apenas fascinante – é engraçado, edificante e surpreendentemente íntimo, estou muito feliz e honrado por ter recebido esta filmagem notável – fazer o filme será alegria pura”.
Assim sendo, serão utilizadas técnicas desenvolvidas para restauração. A Park Road Post, na Nova Zelândia, no tratamento dos vídeos que compõem o documentário de Jackson sobre a Primeira Guerra Mundial, They Shall Not Grow Old. As filmagens começaram no Twickenham Film Studios, e eram realizadas de segunda a sexta, por regulamentações sindicais. Desta forma, os Beatles foram premiados com o Grammy de Melhor Trilha Sonora. Além disso, o filme venceu o Oscar na categoria Melhor Trilha Sonora Original, por Let It Be.
Junto ao lançamento do documentário, o antigo será restaurado e relançado, embora alguns trechos ainda se encontrem na internet. Mesmo não havendo previsão de lançamento para o documentário de Peter, a provável estreia está prevista para 2020 em sincronia com o aniversário de 50 anos do álbum Let It Be.
Assista a um trechinho para matar a saudade, por enquanto, pois logo haverá muito de Beatles para ver.