A Universal escolheu Chloë Grace Moretz para protagonizar o live-action do clássico “A Pequena Sereia” de Hans Christian Andersen, que ficou cada vez mais conhecido após a animação da Disney lançada em 1989. A trama conta sobre uma jovem sereia (Ariel) filha mais nova do Rei Tritão que está insatisfeita com a vida no mar e curiosa sobre como é o mundo humano e se rebela contra sua condição de sereia quando se apaixona por Eric, um belo príncipe humano. Decidida a viver esse amor, ela faz um pacto com Ursula para ganhar pernas.
A antiga contratada para dirigir o longa, Sofia Coppola, deixou o cargo em junho por algumas “diferenças criativas” e a escolha da protagonista seriauma dessas diferenças. O estúdio estava desde o primeiro momento à procura de atrizes que já eram famosas para justificar o custo do longa, enquanto Sofia Coppola desejava apostar em uma nova estrela. A favorita seria Maya Thurman Hawke, filha de Uma Thurman e Ethan Hawke que aos 17 anos não tem experiência alguma com o mundo do cinema.
O indicado ao Oscar pelo roteiro de Quatro Casamentos e um Funeral, Richard Curtis, está em negociações para escrever o filme.