Texto feito por Fabbio Vila
O embate entre Marvel e DC, além de antigo, é icônico e você que está lendo essa crítica agora, deve se perguntar: Porque começar uma crítica sobre Batman vs Superman – A Origem da Justiça citando a Marvel? Simples. Porque ela (a Marvel), está lá! A sombra imperceptível, mas que deixa o clima tenso e perguntas pairando no ar: Como superar a arquirrival nos cinemas? Zack Snyder parece ter a resposta.
“O homem certo no lugar certo” é quase um mantra dos recursos humanos. Significa detectar habilidades e distribuí-las bem pela empresa. A DC está para a empresa como Snyder para o homem certo. A estréia de Snyder, como diretor, aconteceu em 2003 com ‘Madrugada dos Mortos’, remake do filme homônimo de 1978. Ele passou a ser conhecido por seus filmes de quadrinhos e filmes de super-heróis, incluindo 300 (2007), Watchmen (2009) e Homem de Aço (2013). Fã declarado de HQ’s, é considerado especialista em adaptar obras de quadrinhos para a grande tela.
É inegável dizer que Snyder bebe na fonte de quadrinhistas como Frank Miller e Dan Jurgens. Na verdade, ele fez um pequeno mix de vários encontros do Batman e Superman nos quadrinhos e os colocou no mesmo filme. Batman vs Superman – A Origem da Justiça começa com uma sequência onde faz menção aos fatos acontecidos em Homem de Aço. Batman já é um veterano e acredita que o Superman é uma ameaça para humanidade. Snyder corrigiu seus erros em Homem de Aço que, apesar de bom filme, poderia ter sido melhor. Snyder reconhece isso e decide tomar ainda mais as ‘rédeas’ e mirar a sua ‘carruagem’no horizonte em direção aos fãs. Os fãs vão conseguir entrar em êxtase em vários momentos do longa, que possui, várias referências visuais dos quadrinhos.
Em 2011, a DC Comics iniciou um evento chamado “Novos 52”, onde 52 títulos foram lançados, e parte da cronologia foi zerada. Nesse evento, vários personagens sofreram mudanças, mais do que isso, o universo DC foi o mais atingido, deixando alguns personagens mais intensos e violentos. Esse evento serve de base para Batman vs Superman – A Origem da Justiça. O filme possui um olhar épico que os personagens pedem. Batman, Superman e Mulher Maravilha são mais do que apenas uma trindade de super-heróis, eles ultrapassaram a barreira dos quadrinhos e se tornaram ícones da cultura pop. Quando se fala em épico, no sentido cinematográfico, é um gênero que retrata contos de grandes heróis, onde todo seu centro se baseia num personagem principal ou de um povo. A trilha sonora de Hans Zimmer, inspiradíssimo, eleva ainda mais o sentimento de que estamos presenciando algo épico, intenso e visceral.
No filme, a humanidade tem opinião dividida sobre um super ser que tem poder suficiente para dizimar o planeta mas que, ao invés disso, faz o que pode para ajudar as pessoas, um Batman experiente com 20 anos de luta contra o crime e uma Mulher Maravilha que procura por algo. Mulher Maravilha, aliás, que rouba a cena, Gal Gadot está incrível e certamente, deixará os fãs ansiosos para ver o seu filme solo. Confesso que meu maior medo nesse filme era com o Lex Luthor de Jesse Eisenberg, (perdi o medo de ‘Batfleck’ nos trailers do filme) mas todos os meus medos de Lex se vão em um pouco mais de 3 minutos de cena de Eisenberg. Nesse filme, temos a versão mais excêntrica, maquiavélica e vilanesca de Lex. Vocês podem estar se perguntando, mas e o ‘Batfleck’? O Batman de Ben Affleck é simplesmente, a melhor encarnação de Batman nos cinemas. Supera, em muito, o elogiado Christian Bale. O Bruce Wayne de Affleck é perturbado, Alfred é o seu contraponto, alguém que tenta trazer um pouco de luz para a vida de trevas de Bruce. Como Batman, pela 1ª vez, vemos um Batman que gostaríamos de ver em cenas de ação. Cenas essas que foram baseadas nos games de Batman: Arkham Asylum (2009), Arkham City (2011) e Arkham Origins (2013).
As participações do Flash, Cyborg e Aquaman são na medida certa, sem tirar o foco de quem tem que ter mais destaque, Batman, Superman e Mulher Maravilha, mas também sem que soasse apenas um ‘clickbait’. Aos que reclamaram dos Trailers, eles não mostram nada demais que o plot não já anunciasse. O filme é muito melhor do que eu esperava. Aos acostumados com os filmes da Marvel, podem estranhar um pouco, pois o estilo editorial da DC Comics é completamente diferente e isso é bastante respeitado no filme.
Batman vs Superman – A Origem da Justiça é um filme de super-heróis honesto, bem estruturado e maduro. Possui um tom mais sério e sombrio, como os quadrinhos da DC. A DC Comics mostra que chegou para ficar e prova estar no caminho certo.
Confira o trailer final do filme: