Quem foi criança nos anos 90 tem este filme bem marcado na memória. Um filme infantil, mas com sua boa dose de terror, com atuações marcantes e uma áurea mágica. Os efeitos especiais, hoje certamente parecerão datados. Mesmo assim, foram parte integral da experiência de medo naquela aventura infantil.
A nova versão não tem a mesma força. Os efeitos podem impressionar mais mas não assustam. Os animais tem uma estética e movimentação que flerta com o cartunesco, os efeitos para a transformação das bruxas, e particularmente a Bruxa Rainha de Anne Hathaway, é mais interessante e inquietante, mas o clima do filme é muito mais como uma grande atração de parque de diversão, mas uma montanha russa com momentos que dão um friozinho na barriga e não o trem fantasma.
A maior força que mantém o filme são as fantásticas atuações de Anne Hathaway e Octavia Spencer, que carregam o filme nas costas e fazem valer a experiência da tela grande mais do que qualquer outra coisa no filme. Para os pequenos, é uma opção boa de diversão, mas não deve marcar a memória dessa geração como o original marcou gerações passadas.