Após 32 anos, seguindo os passos do pai na tentativa de reaproximar a família, o agora adulto Rusty Griswold supreende sua mulher Debbie e seus dois filhos com uma viagem de carro atravessando o país, em direção ao parque de diversões favorito da família, o Walley Word.
Nossa, mas que saudades de filmes de comédia autênticos! Saudades de ir ao cinema para me divertir sem ter de ser forçado a ouvir piadas sujas, preguiçosas ou até mesmo brutas. Férias Frustradas (ou Vacation) apenas entra para uma extensa lista de sequências totalmente desnecessárias.
O original Férias Frustradas (National Lampoon’s Vacation) é um filme de comédia lançado em 1983 dirigido por Harold Ramis e com roteiro de John Hughes, baseado na sua própria crônica ‘Vacation 58’ para a revista cômica americana, National Lampoon Magazine. A história original é um relato ficcional de viagem malfadada de sua própria família para o fictício parque de diversões Walley World quando Hughes era um menino.
Assim como o original, Férias Frustradas não tem nenhuma história real para contar. O filme usa como desculpa o conceito viagem em família para criar inúmeras situações para lá de inusitadas e ridículas em tentativa de provocar uma cena cômica a cada minuto de uma maneira extremamente forçada.
Rusty aluga uma van especial para a viagem – um híbrido albanês bizarro com uma variedade de recursos tolos que o filme pôde minerar para a comédia sempre que as coisas estavam indo devagar (ele ainda vem com um rádio CB, que Kevin usa para provocar um caminhoneiro na estrada levando a uma subtrama de perseguição inteiramente inútil).
O ponto alto do filme pode ser uma visita com a irmã de Rusty (Leslie Mann) e seu marido cowboy-meteorologista comicamente bonitão (Chris Hemsworth o Thor da Marvel). Chris consegue roubar totalmente todas as atenções do filme exibindo o seu corpo, porém ainda assim está preso a um roteiro de piadas bestas.
Eu sei que eu estou descrevendo um filme besta e desnecessário, mas o problema é que o filme não possui um foco em especial a não ser chegar ao tal parque numa tentativa desesperada de salvar o relacionamento da família, enchendo o público de piadas burras e desnecessárias.
Talvez agradando a quem procurar por um filme de comédia trash numa tarde sem compromissos, o filme deve até tirar algumas risadas antes de perder totalmente o seu rumo. Férias Frustradas chega aos cinemas brasileiros no dia 10 de setembro.