Após 547 minutos de Jogos Vorazes nos cinemas, a saga da protagonista Katniss Everdeen (a ganhadora do Oscar Jennifer Lawrence) finalmente chega ao fim. De início, a jornada da heroína parecia não ir muito além de uma batalha ao ar livre entre jovens adolescentes para amedrontar e entreter uma população regida por um governo totalitário, liderado pelo tirano Presidente Snow (Donald Sutherland), porém a franquia Jogos Vorazes tem ganhado cada vez mais um tom escuro e adulto, que foi bastante aprofundado no último filme, mostrando quais as consequências de cada ato em Panem.
Apesar de ser uma característica do gênero distópico, possuir um herói que vai entrar em conflito direto com o sistema opressor predominante em seu lugar de convívio, Katniss Everdeen nunca foi bem de início uma heroína. Tendo de amadurecer cedo após a morte precoce do pai, Katniss sempre teve como o maior desejo proteger sua família da fome, da opressão da Capital e da morte. É com esse desejo que ela acaba indo aos Jogos Vorazes, para proteger sua irmã mais nova e assim dando início a uma mostra pública de esperança para a população de Panem, porém sua intenção sempre foi de proteger sua irmã, até os últimos acontecimentos de Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1.
A astuta Jennifer Lawrence soube bem trabalhar nas transformações da protagonista com os acontecimentos em que a mesma tem de passar no decorrer de toda a história, mostrando muito bem o que a levou a aceitar apenas no final seu papel como o Tordo, o símbolo da revolução. Jogos Vorazes: A Esperança – O Final explora bem as indiferenças entre a arqueira e a líder rebelde Presidente Coin (A também ganhadora do Oscar Julianne Moore), que se mostra possuir um ideal bem distante de uma nação pós-Snow que Katniss imaginava.
O fator mais interessante do filme é como mesmo em uma luta contra um governo tirânico, Katniss continua cercada por comandos totalitários que querem a reduzir apenas a um símbolo que auxilie os interesses da Presidente Coin, fato que acaba obrigando Katniss a tomar suas próprias decisões, decisões que irão mudar o destino de toda Panem para sempre.
Com o telessequestro realizado em Peeta (Josh Hutcherson) pela Capital, o filme se inicia num ritmo que muitos poderão achar um tanto lento para o tão esperado embate final que está sendo divulgado com força pela Lionsgate, mas esse clímax acaba servindo como a dose dramática necessária para prender o espectador ainda mais com toda a ação presente no filme. Peeta não é mais o mesmo garoto doce que a ajudou durante os últimos jogos, suas memórias foram modificadas para um único fim: matar sua amada Katniss.
Após tentativas falhas de se reaproximar de Peeta sem que o mesmo queira a matar, Katniss finalmente entra em campo naquilo que ela reconhece infelizmente ter vocação: caçar humanos. Totalmente decidida em matar Snow, Katniss e seus companheiros vão para o palco final da rebelião: a Capital, que está recheada de armadilhas até mutações criadas geneticamente apenas para matar Katniss.
Em sua terceira vez na direção de um filme da franquia Jogos Vorazes, o diretor Francis Lawrence (que não, não possui nenhum grau parentesco com a atriz Jennifer Lawrence) dá uma maior liberdade para a Jennifer em mostrar quais de fato foram as evoluções do Tordo diante de todos os desafios que a personagem Katniss teve de passar para aceitar o desafio final de matar o Presidente Snow e um destaque ainda maior a personagem de Julianne Moore, a Presidente Coin. Coin ganha um maior espaço na trama, mostrando melhor suas intuições e as ações que seguirá para ter aquilo que deseja, algo que não será muito bem recebido pela nova fase que o tordo se encontra.
Com um tom extremamente mais sombrio que o filme anterior, Jogos Vorazes: A Esperança – O Final leva à franquia um final digno ao caminho que a mesma trilhou pelos últimos anos, deixando a sua marca de que possui um significado bem além de um blockbuster teen e que será imortalizado na palavra que nomeia o último filme da franquia: esperança.
Jogos Vorazes: A Esperança – O Final chega aos cinemas brasileiros no dia 18 de novembro.
Confira o trailer final do filme:
2 Comments
Muito bom. Agora é esperar ansiosos a pré estreia 🙂 contando os dias.
Muito bom, Gus. Mal espero pra ver. Não esperava menos da saga simplesmente por Katniss trilhar os passos da jornada do herói da tese do Campbell. 🙂