Maria Madalena (Mary Magdalene, no original) é um filme de drama bíblico que mostra os últimos paços de Jesus Cristo até o momento de sua crucificação. Só que desta vez o diferencial é o ponto de vista na qual esses fatos são apresentados. Pela ótica da mulher na qual o acompanhou durante esse percurso, a personagem título do filme.
Mesmo sendo a história mais contada de todos os tempos, em Maria Madalena o foco da narrativa deixa de ser exclusivamente os feitos de um dos grandes homens que já passaram pela história da humanidade. Para se ater as impressões que seus ensinamentos causaram nas vidas das pessoas que escolheram segui-lo. Em especial, uma das mulheres mais subjugadas de toda as escrituras, a própria Madalena.
O filme se encarrega de tentar compensar todo esse tempo em que essa figura carregou um dos títulos mais pejorativos que uma mulher possa ter recebido, o de prostituta. Simplesmente por ter renegado as funções sociais que lhe eram incumbidas mesmo que contra sua vontade, as de se casar e procriar. Ao invés, ela escolheu seguir o homem na qual lhe trouxe paz de espírito e uma ligação jamais sentida, Jesus Cristo, o filho de Deus.
A história se data no ano 33 da Era Comum (Depois de Cristo), na Judeia. Onde encontramos uma Maria Madalena que é trabalhadora, tem suas preocupações com o lar e os cuidados com a família. Porém, temos uma mulher inquieta com seu lugar nessa sociedade e que procura respostas para suas aflições. Essa mensagem de busca pela liberdade e empoderamento não poderia ter mais representatividade do que no mês que se comemora o dia de luta das mulheres.
Interpretando a personagem temos a atriz Rooney Mara (Millenium: Os Homens Que Não Amavam as Mulheres, Lion). No elenco ainda temos as atuações de Joaquin Phoenix (Os Donos da Noite, Johnny e June), no papel de Jesus. E Chiwetel Ejiofor (12 Anos de Escravidão, Perdido Em Marte), no papel do apóstolo Pedro. Escrito por duas mulheres, as roteiristas Helen Edmundson (An Inpector Calls)e Philippa Goslett (How to Talk to Girls at Parties), a ideia por trás do longa é não apenas apresentar estes eventos históricos sob a ótica da mulher que acompanhou tudo de perto, como também modificar de uma vez por todas a imagem da mesma perante o mundo.
Maria Madalena é um filme que além de tratar das questões espirituais de uma religião bastante difundida no mundo inteiro, mostra a paixão e o desejo de afirmação de uma mulher silenciada por uma sociedade patriarcalista. Mostra os esforços em se equiparar igualitariamente com homens que não estavam preparados para sensibilizarem com as necessidades de mulheres que mostravam muito mais força e coragem do que muitos deles.
O filme é dirigido por Garth Davis (Lion), distribuído pela Universal Studios e tem sua estreia para o dia 15 de Março de 2018. Confira o trailer: