O filme “Missão de Sobrevivência”, protagonizado por Gerard Butler, narra a história de Tom Harris, um agente secreto da CIA, cuja identidade é revelada durante uma missão no Afeganistão, o forçando a fugir para salvar sua vida. A escolha do elenco foi acertada, com destaque para a atuação de Butler e Navid Negahban, este último responsável por transmitir a carga dramática do filme. A cenografia também é bem realizada, retratando com respeito e sem estereótipos o Afeganistão onde a maior parte do filme se passa.
A história não escapa dos clichês, e ensaia suaves críticas as ações americanas no oriente médio, tentando estabelecer uma posição que não seja pura propaganda americana. Mas não deixa de ser um filme de ação americano, dirigido por um americano. Uma maior diversidade cultural na narrativa é alcançada com a presença de personagens de múltiplas nações na região, evitando homogeneizar toda a região como um bloco monolítico de apenas um interessa. É um avanço, mas em um filme que não captura muito a plateia.
Apesar do enredo clichê, o filme pode agradar quem curte ação com cenas empolgantes, mas não entrega muito mais que isso. O filme estreia em 27 de julho.