Novo filme de Jordan Peele chega as salas de cinema do Brasil com um atraso de mais de um mês do lançamento americano, onde ele fez bastante sucesso com a crítica. Não Olhe tem uma estrutura estranha, atípica e que subverte expectativas do gênero, porém mantendo o mistério e o suspense importantes para um filme “de monstro” – sem esconder o monstro da audiência o tempo todo, apesar do título. A revelação vem no ritmo do filme, e vai num crescendo que acompanha o drama dos protagonistas e sua relação com o rancho vizinho de um ex ator mirim.
Tanto a família do protagonista quanto o rancho vizinho tem uma relação com Hollywood, uma temática muito presente no filme. A família protagonista trabalha com cavalos treinados para filme e tv, um rancho passado a 3 gerações desde o começo do cinema. O rancho vizinho é um parque com temática de velho oeste comandado por um ex ator mirim que estralava uma sitcom contracenando com um macaco quando criança. Ambas as famílias sobrevivendo ainda na indústria mas já passado seus momentos auges, e lidando de formas bem diferentes com o estranho fenômeno que acontece na área.
Por sair um pouco do convencional do gênero, não é preciso ser um fã de terror e suspense para curtir. E definitivamente é um filme que merece ser visto em uma tela grande.