O Mistério do Relógio na Parede é mais um filme sobre um mundo mágico e um menino órfão que está aprendendo magia. Mais um filme infanto-juvenil baseado em uma série de livros. Porém neste caso, graciosamente livre de distopias, com uma visão infantil refrescante. Lewis (Owen Vaccaro), um menino de 10 anos que perdeu os pais e tem que ir morar com o excêntrico tio Jonathan Barnavelt (Jack Black). Rapidamente ele descobre que o tio é um feiticeiro, e a casa onde eles moram é mágica.
Lewis é um garoto estranho, gosta de ler dicionários e se veste como seu herói favorito da TV. O refrescante neste filme é que Lewis é um garoto, com uma visão de mundo apropriada a um menino de 10 anos, erros e acertos apropriados de um menino de 10 anos. Todo o elenco infantil do filme está surpreendentemente bem, e até o bully da escola é um personagem com mais nuances do que o usual estereótipo ambulante. Jack Black brilha em mais um papel de adulto excêntrico, traz muito do seu carisma pro filme e funciona muito bem na tela junto com Cate Blanchett que faz a bruxa vizinha, Sra. Zimmerman.
O Mistério do Relógio na Parede é mais um filme infanto-juvenil com um menino órfão em um mundo mágico. Mas é um dos melhores e mais divertidos filmes juvenis com menino órfão em um mundo mágico dos últimos tempos.