Como todos já estamos cansados de saber, as produções atuais de comédia estão se repaginando e não apenas fazendo “humor por humor”, mas sim piadas inteligentes e sem padronizar esteriótipos, porém se aproveitando de situações cômicas do dia-a-dia das pessoas. Essa é a vibe de Um Espião e Meio, novo filme de Dwayne “The Rock” Johnson, um dos atores de comédia mais carismáticos dos últimos tempos e do tão estourado na gringa Kevin Hart, produzido pelos estúdios Universal. Juntos eles trazem diversão, risos, aventuras e muitas reviravoltas. Sem contar que a química dos dois em cena não ficou forçada, fazendo parecer que a parceria possa render um segundo filme para a produção.
O ano é 1996 e Calvin Joyner (Hart) é um promissor concluinte do colegial, popular, namora a garota mais linda do colégio e até é conhecido como “The Golden Jet”. Eis que em meio ao seu discurso alguns alunos mal encarados atiram pelado no ginásio o estudante Robby Whierdich (Johnson), que era enormemente gordo e sofria bullying por sua condição. Após essa situação e longos 20 anos, Calvin se torna contador de uma empresa e trabalha de maneira monótona durante todo esse tempo, não seguindo seus sonhos ou expectativas. Já o então Robby acaba se tornando agente letal da CIA e agora atende pelo nome de Bob. Ele entra em contato com seu amigo de longa data pois precisa de sua ajuda para o desenrolar de um caso na qual ele foi designado.
A grande sacada do filme é a junção das cenas de ação que se desenrolam de maneira bem orquestrada e não parecem ser uma “piada”, devido a se tratar de um filme de comédia. As tiradas cômicas são de caráter inteligente e aparecem muito ao tratarem das diferenças de tamanho de ambos os personagem, não sendo menos engraçadas por causa disso e trazendo também todo um cenário envolvendo reencontros e reuniões de colegial. The Rock e Hart estão em suas melhores formas, tanto física quanto hilária. E ainda contam com uma mensagem positiva com relação à quebra de padrões de beleza que a sociedade contemporânea impõe e uma forma divertida de trazer as crises existenciais relacionadas à carreira profissional e ao tão famigerado casamento.
O longa conta com o roteiro e a direção de Rawson Marshall Thurber, que também dirigiu Família do Bagulho. Traz ainda participações adicionais de Melissa McCarthy e Jason Bateman ao elenco e uma trilha sonora repleta de sucessos atuais que ficou pela supervisão de Ludwing Göransson e Theodore Shapiro. O filme chega as telonas do Brasil no dia 11 de Agosto de 2016 e pretende levar todos ao cinema. Confira o trailer da produção: