O filme se inspira na história de Eddie “O Àguia” Edwards, o primeiro competidor de Salto de Esqui a representar a Inglaterra nos Jogos Olímpicos de Inverno. A história real já é bastante promissora para uma comédia, já que Eddie era um amador que supriu apenas requisitos mínimos para a competição contando principalmente regras inadequadas. Apesar de ter resultados baixos, a empolgação e o espirito esportivo de Eddie cativaram a imprensa e o público mesmo sem nenhuma medalha. O filme toma algumas liberdades e se afasta um tanto da história real, até mesmo inventando personagens, mas tem a base sólida de uma boa história para contar.
Com Taron Egerton no papel titular, apresentando um personagem bastante diferente do que fez em Kingsman: Serviço Secreto e provando que não é um ator limitado a um tipo; e Hugh Jackman interpretando seu fictício treinador, Bronson Peary, sob a direção de Dexter Fletcher o filme entrega uma boa comédia, mas escorrega quando tenta levar-se a sério em momentos “inspiracionais”. O elenco também conta com a participação de Christopher Walken e Jim Broadbent, que mesmo com pequenas participações já enriquecem o filme.
É um filme sobre um atleta amador que conseguiu competir nas Olimpiadas, perdeu todas as provas em que participou e ainda assim era uma figura carismática e divertida que conquistou a todos. Seria perfeito, portanto, se fincasse mais firme a perna na comédia, uma vez que o elenco já garantiu o carisma. O contraste entre o bêbado Bronson Peary com um Eddie que só bebe leite no bar é divertido, mas o peso de resolver o alcoolismo e sua suposta motivação não é. A ânsia de ser motivacional tira um pouco o espirito de leveza de simplesmente conseguir competir e se divertir mesmo quando fica em último em todas as provas.
Mas, mesmo que os momentos mais piegas te façam revirar os olhos, ao fim do filme ainda fica a sensação de satisfação de assistir um filme bem feito, divertido, sem muitas pretensões e com um bom elenco. Faz valer a ida ao cinema, e cria curiosidade para descobrir mais sobre a história do verdadeiro Eddie “O Àguia” Edwards – uma boa leitura na Wikipedia nas horas que estamos postergando algum trabalho no computador.
Crítica feita por Vicente Marinho.
Voando Alto chega aos cinemas nacionais nesta semana, no dia 31 de março.
Confira o trailer do filme: