Chega aos cinemas no natal o spin-off da franquia transformers, desta vez focado em um dos personagens mais carismáticos da série. Bumblebee retorna ao visual clássico de fusca, em uma história que se passa nos anos oitenta. A franquia consegue se repaginar indo beber de fontes retrôs e entrega uma aventura muito mais interessante, e família, do que algumas das últimas iterações cinematográficas.
Com uma narrativa que lembra filmes clássicos dos anos 80 de aventura — seguindo um pouco a vibe de stranger things — o filme consegue reencontrar um caminho para filmes atuais de Transformers. Centrado em volta de Bumblebee e uma adolescente de um subúrbio americano que o encontra, interpretada por Hailee Steinfeld, com John Cena fazendo um memorável antagonista em um militar que tem uma má experiência com os transformers/autobots e é incubido de caçar Bumblebee e outros robôs. A trama é menos convoluta que outras da série e isso é incrivelmente refrescante. O filme também é bem sucedido em não depender demais apenas da nostalgia, fazendo um bom filme atual mesmo que bebendo da fonte dos clássicos.
Uma boa experiência para se ter no cinema com a família, um filme que diverte e não é completamente esquecível assim que você sai da sala. Algo que Transformers não vinha conseguindo fazer em uns anos.