Nos Estados Unidos, um sobrevivente designado (designated survivor) é um membro do Gabinete dos Estados Unidos indicado para ficar em um local fisicamente distante, seguro e secreto quando o Presidente e outros líderes do país (como o Vice Presidente e membros do gabinete) estão reunidos num mesmo local, como durante discursos sobre o Estado da União e cerimônias de posse presidencial. Isso é feito para manter a continuidade do governo no caso de um evento catastrófico que mate muitos oficiais na linha de sucessão presidencial. Na ocorrência de um evento no qual morram tanto o presidente quanto o vice presidente, o sobrevivente designado se torna a pessoa de mais alto posto na linha de sucessão, se tornando o Presidente em Exercício dos Estados Unidos segundo a lei de sucessão presidencial.
Basicamente esse é o tema central da nova série do catálogo da Netflix. Designated Survivor, narra a história de Tom Kirkman (Kiefer Sutherland), Secretário de Habitações e Desenvolvimento Urbano, funcionário da Casa Branca que guarda o cargo de “sobrevivente designado”, e precisa assumir a presidência após um ataque ter matado todos aqueles superiores a ele na linha sucessória.
A série, criada por David Guggenheim – tendo Kiefer Sutherland também na produção executiva – é exibida pela ABC, porém, apenas um dia após ter estreado nos Estados Unidos, ela já garantiu distribuição internacional através da plataforma da Netflix, garantindo a sua chegada em todo o mundo. A série chegou por aqui no último domingo, e diferente de várias outras séries da Netflix, cada episódio será colocado no ar semanalmente (aparentemente todo domingo).
Com um Sutherland bem diferente do já aclamado Jack Bauer, somos levados a acompanhar os primeiros passos de um quase demitido secretário de estado norte-americano que acaba de assumir a presidência da nação mais poderosa do mundo, após todos os ocupantes do alto escalão, incluindo o presidente eleito, morrerem em um atentado terrorista ao Capitólio – prédio que serve como o centro legislativo do governo dos Estados Unidos, ou seja, a câmara dos deputados.
Após isso, temos uma corrida frenética para cumprir todos os protocolos que vão desde a nomeação do novo presidente e a apresentação dos segredos presidenciais até a pressão para que decisões importantes para manter a soberania do país sejam tomadas.
Paralelo a isso, temos o FBI entrando em ação no local do atentado terrorista, buscando pistas sobre quem foi o responsável pelo ataque.
Aqueles que sentiam falta da corrida incansável contra o tempo presente em 24 Horas, terão que se contentar com uma abordagem mais focada nos diálogos. Essa não é mais uma série sobre politica, ela é exatamente a realização do sonho de vários fãs que agora podem ver o Jack Bauer morando, de fato, na casa branca.
De fato muita coisa pode acontecer em Designated Survivor, já que temos apenas o primeiro episódio disponibilizado pela Netflix. Será que teremos alguma grande reviravolta? Comenta pra gente a sua opinião.
Confira abaixo o trailer: