Sempre há uma teoria conspiratória sobre os desenhos da Disney, mas os diretores de “Aladdin” (1992), Ron Clements e John Musker, em entrevista ao E! News deram um presente aos fãs revelando que a teoria de que depois de Aladdin conceder a liberdade para o Gênio, no final do filme, o personagem tornou-se um mercador ambulante, que fica por Agrabah contando a incrível história que ele viveu com seu amo, algo que todos especulavam.
O que tornava a teoria a mais coerente é que, na versão original, tanto o gênio quanto o vendedor foram dublados por Robin Williams. Se você reparar bem nos detalhes, ambos usam uma faixa vermelha na cintura, a roupa do vendedor é azul como o gênio, ambos tem uma barba que termina no formato de um gancho e ambos tem apenas quatro dedos nas mãos.
“Nós até havíamos pensado no final com o vendedor revelando ser o Gênio, e claro, Robin fez a voz do vendedor. Após muita edição nós perdemos isso no final. É uma lenda urbana que é real, na verdade”,disseram.
Os diretores também confirmaram que a animação de 1992, originalmente, se passaria em Bagdá, no Iraque. Mas o início da Guerra do Golfo, que durou de 1990 a 1991, alterou os seus planos, forçando-os a mudarem o nome da cidade e negaram a teoria que diz que Aladdin se passa em um futuro pós-apocalíptico, supostamente comprovado pelo fato do Gênio imitar astros do século XX como Arnold Schwarzenegger. “Nunca pensamos como sendo pós-apocalíptico, futurístico ou em outro tempo”, comentou Musker.
As revelações foram feitas após muitos anos pois o filme está sendo relançado em edição “Diamante” nos EUA. A animação foi remasterizada para blu-ray com dois discos cheios de extras!