“Haverá um dia depois de um longo verão, quando a estrela sangrar no céu e o ar frio da escuridão cair sobre o mundo. Nessa hora, o guerreiro irá tirar do fogo uma espada em chamas. E essa espada será a Luminífera, a espada vermelha dos heróis, e quem a empunhar será Azor Ahai, e a escuridão fugirá diante dele”
Quantas vezes não nos perguntamos de onde aqueles seres brancos, gelados, horripilantes e de olhos azuis vieram? E quem nunca ficou sem conseguir dormir bolando formas para derrotá-los? Bom. Lamento informar a todos, mas o único que pode impedir a chegada dos White Walkers (Vagantes Brancos, para você que assiste a série dublada) em Westeros é o nosso guerreiro lendário, o Príncipe Prometido, o Azor Ahai.
Azor Ahai foi um herói lendário que viveu cerca de oito mil anos antes do Desembarque de Aegon (episódio onde Aegon I Targaryen, o Conquistador, conquistou os Sete Reinos de Westeros, apoiado por suas duas esposas-irmãs, seus dragões e um pequeno exército) diz-se que durante a Longa Noite, Azor Ahai surgiu para derrotar os Outros empunhando uma espada de fogo, a Luminífera.
A história do Azor Ahai se completa com a Longa Noite e sua relação com Os Outros, e com a Lenda da Luminífera. Então, vamos explorar cada uma delas e mostrar quem foi esse lendário herói e o que ele tem a ver com a profecia que abriu esse texto.
A Longa Noite é o nome dado ao período na história onde uma terrível escuridão caiu sobre Westeros. O fenômeno ocorreu aproximadamente oito mil anos antes da vinda de Aegon, no meio de um inverno poderoso que perdurou por anos. A Longa Noite durou uma geração e devastou boa parte do mundo através da fome e do terror.
As lendas dizem que foram as criaturas chamadas de Os Outros, que trouxeram esse inverno. Eles vieram das Terras de Sempre Inverno e trouxeram a escuridão e o frio. E para piorar, ressuscitavam os cavalos dos que matavam e usavam para si, além de trazer de volta à vida os próprios homens mortos para lutar em seu favor. Todos são facilmente identificados pelos olhos azuis-claros e suas mãos e pés pretos, inchados com sangue congelado e coagulado. As criaturas são, aparentemente, atraídas a sangue quente, e podem atacar com força surpreendente.
Demônios feitos de neve, gelo e frio (…) O antigo inimigo. O único inimigo que importa — Stannis Baratheon, descrevendo os Outros
Já a Luminífera é uma espada lendária criada pelo próprio herói lendário Azor Ahai. Segundo lendas a Luminífera é uma espada feita de fogo vivo. É também conhecida como a Espada Vermelha dos Heróis.
Para lutar contra a escuridão, Azor Ahai necessitava de uma espada forjada que fosse especial. Ele trabalhou por trinta dias e trinta noites, até que foi feito. No entanto, quando ele foi temperá-la na água, a espada quebrou.
Ele não era do tipo que desistia facilmente, então ele começou tudo de novo. A segunda vez que ele levou cinqüenta dias e cinqüenta noites para fazer a espada, ainda melhor do que a primeira. Para temperá-lo desta vez, ele capturou um leão e afundou a espada no seu coração, mais uma vez o aço quebrou. Na terceira vez, com o coração pesado, pois sabia de antemão o que ele deveria fazer para terminar a lâmina, ele trabalhou por cem dias e cem noites até a terminar. Desta vez, ele chamou sua esposa, Nissa Nissa, e pediu que ela lhe mostrasse o peito. Ele então, desferiu um golpe, temperando o aço da espada com a alma de sua amada, criando assim a Luminífera.
Dessa forma, ocorreu uma batalha onde a Patrulha da Noite se uniu a esse herói, com a ajuda dos filhos da floresta. Essa batalha ficou conhecida como “A Batalha de Aurora”, e nela, lutando juntos, conseguiram mandar Os Outros de volta ao Norte. Depois, a Muralha foi erguida, supostamente para mantê-los afastados.
Desde então, o retorno desse herói foi profetizado, e todas as lendas desse retorno, pontuam algumas características que o candidato ao posto tem que ter:
- Nascer ou renascer sob uma estrela sangrenta, com sal e fumaça;
- Possuir a espada Luminífera. Alguns acreditam que deve ser feito um sacrifício para que ela exista e outros dizem que a espada pode ser apenas uma metáfora para outra coisa, como um exército ou dragões.
Alguns especulam que mais dois pontos são fundamentais:
- Ter sangue Targaryen da linhagem Aerys II (Rei Louco) com sua esposa Rhaella;
- Ter alguma relação com dragões, como acordar dragões de pedra.
mas, nada sobre isso ainda foi comprovado.
Analisando tudo, os personagens com características que mais se assemelham a do herói da lenda são Daenerys Targaryen e Jon Snow.
Dany, a filha de Aerys II e Rhaella, nasceu em Pedra do Dragão, na beira do mar, representando o sal. Perdeu Drogo e seu filho Rhaego (uma forma de sacrifício). No mesmo dia que acordou dragões de pedra, renasceu sob uma estrela sangrenta (o cometa) com a fumaça da fogueira. A única coisa que lhe falta é a Luminífera, que, ou ainda pode ser obtida por ela, ou pode ser representada por seus dragões.
Sobre Jon Snow, existem fortes teorias que ele pode ser um Targaryen, e não um bastardo de Ned Stark. Snow tem Garralonga, a espada de aço valiriano que funciona contra os Caminhantes.
E você? Acredita que mais algum personagem se encaixa nas características do Lendário Herói e pode ser um candidato? Deixa aqui nos comentários seu ponto de vista sobre a trama e o que você espera dessa sexta temporada, confira o trailer: