O Universo Cinematográfico da Marvel tem sido um ousado experimento no que diz respeito à criação de uma franquia cinematográfica, basta dizer que isso está pagando as dívidas da Marvel, Disney e de todos aqueles em Hollywood que está se beneficiando das coisas que os Estúdios Marvel vem criando.
Entretanto, enquanto o UCM continua com a Fase 3 e se aproxima do grande crossover de Vingadores: Guerra Infinita, os fãs estão começando a se perguntar que tipo de mudanças eles irão ver no desenrolar de Guerra Infinita. A Marvel tem sido clara em afirmar que a Fase 4 vai introduzir um novo tipo UCM, com novos personagens e relacionamentos para explorar. Também será o tempo em que os contratos com os grandes astros chegarão ao fim, e as franquias solo de seus personagens irão se exaurir. Tudo levará ao ponto inevitável que os atores dos heróis do UCM terão de ser substituídos.
Sobre isso, Kevin Feige falou:
Olhe para a história: temos um novo Homem-Aranha que esteve em nosso filme Guerra Civil e está em Spider-Man: Homecoming, e o público o acolheu. E você pode olhar para Sherlock Holmes, James Bond e Batman como personagens que duram mais que os atores que os interpretam. Há um precedente para isso em outras franquias que sugerem que seja bem possível. Mas agora eu não quero e não preciso pensar nisso.
É claro que Feige está certo: há um precedente bem estabelecido para personagens de ação/super heróis que foram substituídos. Apenas com surgimento do UCM que os fãs ficaram mais melindrosos acerca de mudanças nos personagens ou com sua substituição. Mesmo um personagem coadjuvante como James Rhodes/Máquina de Combate deu o que falar quando foi substituído depois de Homem de Ferro 1 (Don Cheadle substituiu Terrence Howard), com o argumento de foi uma quebra de continuidade.
Por outro lado será difícil para os fãs verem outro ator que não Robert Downey, Jr, interpretar Tony Stark e outro que não Chris Evans ser o Capitão. A Marvel passou os últimos anos construindo as fundações para a transição dos quadrinhos para a telona, fazendo novos e diferentes personagens herdarem o manto de personagens icônicos como Homem de Ferro e o Capitão. Então, se e quando Robert terminar com o UCM, então uma atriz jovem e negra possa ser contratada para ser Riri Williams, a Ironheart dos quadrinhos. E com Evans é até mais fácil, pois tanto o Falcão de Anthony Mackie e o Bucky de Sebastian Stan podem ser substitutos para o Capitão América. Thor é a Jane Foster agora, há a Kate Bishop, a versão feminina do Gavião Arqueiro, a lista é imensa…