Graças à entrevista que Chris Claremont deu a Hugh Sheridan do site Bleeding Cool hoje, vamos saber mais sobre esse assunto que vale a pena ficar a par. Tanto a Marvel quanto a DC Comics contratam seus talentos em com exclusividade contratual. Há os atrativos de trabalho garantido e benefícios à saúde. Bem como o acesso a grandes projetos e a facilidade de escolher em qual trabalhar, e trabalhar em conjuntos com outros talentos no processo. Há, entretanto, o risco de perder trabalhos em outro lugar. É um equilíbrio difícil de manter, mas é comum que os grandes talentos assinem, ao menos por um tempo, com a Marvel e DC. E essas editoras gostam de fazer o investimento valer a pena. A maior parte do tempo…
Chris Claremont é um caso interessante. Famoso pelo seu tempo com os X-Men, da década de setenta até a de noventa do século passado, estabeleceu boa parte do que conhecemos das histórias modernas dos X-Men – e filmes – pois esteve um longo contrato exclusivo com a Marvel. O que o proibia de trabalhar com qualquer editora rival. Mas ele não está recebendo nenhum trabalho da Marvel também. Ele recebe um salário bom o bastante para não ir para a DC Comics, ou qualquer outra. Então tem de ser uma soma considerável, e que tem sido reajustada algumas vezes. Ele escreveu a série de histórias “O Que Aconteceria se…” focada nos X-Men, mas isso foi em 2009 e 2010. E também houve a série do Noturno, que teve vida curta, em 2014. Desde então, não houve mais nada. E os cheques da Marvel continuam chegando.
Não é que ele não queira mais escrever. Ele quer. Mas a Marvel parece não querer que ele escreva coisa alguma. Mais do que isso, parece que ela não o quer escrevendo pra ninguém mais.