Quando falamos em livros hoje, principalmente com quem não é tão inserido no nicho, é bem difícil falar sobre autores nacionais. A visibilidade não é tão grande quanto deveria. Fora que muitos não dão o valor devido a obras tão grandiosas! Pegando gancho na famosa frase “não julgue um livro pela capa” diria ainda mais: “não julgue uma obra nacional”. Assim como as obras estrangeiras que crescem muito no mercado, principalmente pelo grande crescimento de adaptações cinematográficas, ressalto que esse exagero de visibilidade não deve ser levado como desleixo para desvalorização das obras criadas na nossa casa. Sim, acontece com uma frequência absurdamente grande.
Aliás, vale lembrar que não só de livros viverás tu, serumaninho devorador de páginas. Existem também diversos veículos disponíveis e que, pra quem gosta de ler, assim como eu, não se decepcionará com as dicas que estaremos compartilhando periódicamente aqui no site, então se liguem!!
Entrando na onda de livros e autores nacionais, vamos introduzir nosso primeiro selecionado:
Conheça agora um dos atuais e mais renomados autores nacionais, Maurício Gomyde!
Escritor e músico, nasceu em São Paulo mas desde os 3 anos mora em Brasília. Iniciou sua carreira com livros em 2001, lançando 4 livros de forma independente, tendo sido reconhecido como um dos nomes mais significativos da literatura independente no Brasil.
O mundo de vidro – “Até onde pode ir a paixão de uma pessoa por outra? Como, quando e por que começa? Até que ponto pode-se cometer alguma loucura para fazer parte da vida de alguém? Quais as consequências da paixão avassaladora incompreendida? Nesse seu primeiro e hilariante romance, Maurício Gomyde retrata o cotidiano de um cidadão normal como tantos que se vê por aí em qualquer canto, tentando responder estas aparentemente simples perguntas. Passeando com extrema facilidade tanto pela liguagem refinada e sutil quanto pela tosca, Gomyde nos brinda com um livro de leitura fácil e extremamente agradável.”
2001 – O mundo de vidro – Editora Porto71
Ainda não te disse nada – Ninguém mais escreve cartas hoje em dia’, pensava a jovem e romântica Marina Albertini. Até que um dia uma caiu em suas mãos por engano e mudou o rumo de sua vida, quando ela decidiu pagar para ver o final da história que muitos não levariam adiante. Uma história que desafiou a lógica, que todos chamaram de loucura, mas que terminou com a união de duas almas que jamais se encontrariam, se tantos acontecimentos não se alinhassem perfeitamente, no tempo e na ordem corretos. Pois ela sabia que apenas uma coisa era capaz de promover tal alinhamento – o destino. E da força do destino ela jamais duvidou.
2011 – Ainda não te disse nada – Editora Porto71
O rosto que precede o sonho – Os sinais que ele não percebeu, no dia do acidente, poderiam ter evitado que seus pais entrassem naquele avião. Tempos depois, algo inesperado mudou o rumo das coisas, e ele, então, passou a esperar o dia em que os sinais voltariam.
Tomas Ventura levava uma vida quase perfeita, cercado por tudo que sempre quis: um violão, um telescópio, muitos discos bons, amigos, um emprego de sonhos e uma casa que flutuava. Mas no dia em que recebeu o convite para participar da trilha sonora de um grande filme de Hollywood , a proposta de trabalho da sua vida, ele decidiu dizer “não”. Até que dois sinais, os olhos cor de mel daquela menina, mostraram-lhe que ainda havia motivos para seguir em frente…
2012 – O rosto que precede o sonho – Editora Porto71
Dias melhores pra sempre – Bruno dizia que um dos grandes desafios da vida é conseguir provar que as teorias estão erradas. Quando seu grande amor deixa de reconhecê-lo, ele precisa se transformar como nunca para tentar reconquistá-lo.
Conseguirá ele contradizer o destino e provar que é possível colocar por terra tudo o que afirmavam?
Superação e retribuição em mais este incrível romance de Maurício Gomyde, onde tudo o que já se imaginou sobre o amor será levado ao limite da mais doce loucura.
2013 – Dias melhores pra sempre – Editora Porto71
Em 2014 foi contratado pela editora Novo Conceito, para o lançamento de “A Máquina de Contar Histórias”
A maquina de contar histórias – Na noite em que o escritor best-seller Vinícius Becker lançou A Máquina de Contar Histórias , o novo romance e livro mais aguardado do ano, sua esposa Viviana faleceu sozinha num quarto de hospital. Odiado em casa por tantas ausências para cuidar da carreira literária, ele vê o chão se abrir sob seus pés. Sem o grande amor da sua vida, sem o carinho das fi lhas, sem amigos… O lugar pelo qual ele tanto lutou revela-se aquele em que nunca desejou estar.
Vinícius teve o mundo nas mãos, e agora, sozinho, precisa se reinventar para reconquistar o amor das filhas e seu espaço no coração da família V.
Uma história emocionante, cheia de significados entrelaçados pela literatura, mostrando que o amor de um pai, por mais dura que seja a situação, nunca morre nem se perde.
2014 – A máquina de contar histórias – Editora Novo Conceito – Selo Novas Páginas
Devido ao sucesso alcançado na Bienal do Livro de São Paulo (2014), foi contratado pela editora Intrínseca (Onde é colunista do site da editora e escreve semanalmente) para o lançamento, em 2015, do 6º romance, chamado “Surpreendente!
Surpreendente! – Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora da periferia, Pedro planeja seu próximo filme, a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração.
A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos.
2015 – Surpreendente! – Editora Intrínseca
Surpreendente! esteve presente, em 2016, nas listas de mais vendidos da revista Veja e do site Publishnews. Foi finalista do Prêmio Jabuti 2016
“Surpreendente!” Também é sucesso fora do Brasil, publicado pela editora Garzanti (Itália) e pela editora Presença (Portugal)
Em 2018, Gomyde está lançando seu novo romance intitulado “Todo Tempo do Mundo” está fazendo uma turnê de autógrafos por vários estados do Brasil, e Recife está incluído na lista!! No próximo sábado (29/09) ele estará realizando uma sessão de autógrafos na livraria saraiva do shopping Riomar às 15hrs. Conheça um pouco do romance a seguir:
Todo o tempo do mundo – Meu nome é Vitor Pickett. Eu viajo no tempo… OK, você já leu muitas histórias assim, mas garanto que todas não passam disto mesmo: histórias. No meu caso, por inacreditável que pareça, é tudo verdade. Eu REALMENTE viajo no tempo. As viagens duram segundos, minutos ou, no máximo, poucas horas. Se fico insanamente feliz, volto ao passado; se absurdamente triste, vou para o futuro. Isso me criou tantos problemas, que a única saída foi me isolar num canto do mundo e passar meus dias tentando nunca mais ser feliz nem triste.
A causa? Amanda. Por que eu? Não sei. Um dia vai acabar? Não faço ideia. Mas hoje de manhã chegou um convite. E acho que finalmente poderei descobrir se o que me acontece é dádiva ou maldição…