Eles estão de volta e dessa vez tudo em animação, que é a fórmula do sucesso dos Smurfs. Após dois bem sucedidos filmes de live action mesclado com animação onde os pequeninos invadem Nova York, os smurfs estão de volta no filme 100% animação, Os Smurfs e a Vila Perdida. Nessa nova empreitada quem ficou responsável pela direção foi Kelly Asbury, que também dirigiu alguns filmes do Shrek e Gnomeu e Julieta, ou seja, o filme está em boas mão. E realmente é o que podemos notar ao assistir, uma direção e roteiro bem afiados. O longa não peca em emoção, aventuras, suspense e principalmente no objetivo principal, a trama.
Dessa vez, todos os smurfs estão vivendo pacificamente em sua vila e aproveitando ao máximo todas as habilidades particulares que cada um deles possui, com exceção da nossa fofíssima Smurfette, que se acha sem uma característica marcante e acaba à procura de sua função na colônia masculina em que vive. Por ser a única menina dentre tantos marmanjos, incluindo o líder Papai Smurf, ela acaba meio que perdendo suas esperanças de encontrar sua importância num lugar onde aparentemente já se possuem tantas habilidades. Durante a busca por um significado para sua existência, ela acaba avistando um novo tipo de colega smurf, mas antes que possa realmente conhecer, a Smurfette acaba caindo nas mãos do terrível Gargamel. Que com o auxílio de seu gato e seu paássaro malvados, tentam raptar os smurfs e absorver seus poderes.
Se a trama estava boa, é aí que ela começa a ficar melhor ainda e teremos um ritmo bem mais ágil e com muitas aventuras e fortes emoções. Após ter sido capturada pelo maldoso Gargamel, Smurfette acaba contando, sem querer, sobre essa nova espécie de smurf, o que faz o temido vilão ir em busca desses novos amiguinhos para absorver também seus poderes. Mas Smurfette e seus fiéis amigos Desastrado, Fortão e Gênio unem-se para chegar primeiro a essa vila perdida e tentar avisar os/as moradores/as dessa nova terra até então desconhecida.
Esse filme promete trazer muitas emoções e não deixar você piscar um minuto sequer, senão irá perder toda a animação e aventuras propostas por ele. Um dos grandes destaques é para as dublagens, tanto nacionais com Ivete Sangalo e Rodrigo Lombardi, quanto as internacionais com Demi Lovato (na voz da Smurfette), Julia Roberts, Mandy Patinkin, Rainn Wilson, Joe Manganiello e Michelle Rodriguez. A família toda está mais que intimada pra conferir Os Smurfs e a Vila Perdida e tenho a mais absoluta certeza que irá amar bastante, ou pelo menos rir e relembrar os bons tempos dos pequeninos smurfs. O longa tem sua estreia para o dia 06 de abril e você pode conferir o trailer abaixo: