A CCXP Tour Nordeste, primeira edição fora de São Paulo da maior comic con do mundo, chegou ao fim no último domingo, 16 de abril, e foi marcada por muita emoção, conteúdo inédito de filmes e séries, quadrinhos, cosplay e artistas nacionais e internacionais. Tudo isso para mais de 54 mil pessoas que passaram pelo Centro de Convenções de Pernambuco desde o dia 13.
A programação do Auditório Twitch deste domingo foi marcada pela presença dos artistas internacionais: Claudia Wells – Jennifer Parker do clássico De Volta para o Futuro, e Kevin Sussman, da série The Big Bang Theory. Além deles, o brasileiro Vladimir Brichta falando do seu próximo filme, lançamentos da Warner, e painel da Marvel com exibição de cenas inéditas e trailers do aguardado Guardiões da Galáxia 2 e Thor: Ragnarok.
O primeiro a subir no palco do auditório principal foi Vladimir Brichta. Muito simpático, iniciou a conversa com Erico Borgo, do Omelete, e falou de Bingo: O Rei das Manhãs, que estreia em agosto. “Recife é uma das cidades mais importantes para mim, é onde fiz minha primeira peça, de João Falcão, onde ganhei meu primeiro prêmio do cinema”, afirmou logo no início.
“Eu sempre achei que era um palhaço, mas tinha um certo medo de dizer, porque nunca estudei para ser um e tenho o maior respeito por quem estuda e tem formação. Então, para fazer esse personagem, eu precisava afirmar isso sem medo”, contou. Vestido com uma camisa do Coringa, de Heath Ledger, Vladimir disse que o ator norte-americano era uma referência. “Foi o trabalho mais brilhante que ele fez e acho que dialoga com esse lugar. Ele é bem mais cruel que o nosso Bingo, mas espero que ele seja tão encantador e instigante como foi esse”, disse.
Bingo é do premiado editor de cinema Daniel Rezende (Cidade de Deus) e tem inspiração na vida de Arlindo Barreto, intérprete de Bozo na televisão. No elenco, Vladimir Brichta fazendo o papel principal, além de Leandra Leal, Emanuelle Araújo, que dá vida à Gretchen, e Tainá Müller.
“Este é o filme mais importante da minha vida. Com elementos cômicos, mas também é trágico. Uma pessoa que era o maior sucesso do país, mas, ao mesmo tempo era anônimo, porque havia uma cláusula no contrato de que ninguém podia saber quem ele era. Então, ele não tinha isso que todo artista quer ter que é o reconhecimento, era algo muito difícil de lidar”, completou.
Atriz do aclamado De Volta para o Futuro emociona o público e conta porque desistiu da trilogia
Os visitantes ouviram histórias de bastidores do clássico De Volta Para o Futuro com a namorada de Marty McFly em pessoa, a atriz Claudia Wells. Ela conversou com Luciano Amaral, conhecido por atuar nos seriados infantis brasileiros Mundo da Lua e Castelo Rá-Tim-Bum, no Auditório Twitch. O bate-papo foi intercalado com cenas do filme, que há 32 anos encanta o público.
A atriz entrou no palco desejando Feliz Páscoa em português e falou sobre o árduo processo de seleção com Steven Spielberg, produtor do longa-metragem, para ganhar a personagem Jennifer Parker. Na trama criada e dirigida por Robert Zemeckis, Jennifer era namorada de Marty McFly, um típico adolescente americano que viaja em uma máquina do tempo para a década em que seus pais eram jovens.
Wells também lembrou o ritmo das filmagens: “Tudo tinha que sair perfeito. Teve uma cena que gravamos 26 vezes”, disse. Ela teceu elogios ao parceiro de cena, Michael J. Fox: “Ele é amável, tranquilo, amigável, tão legal quanto parece, ele é o Marty” – e revelou a personalidade mais reservada do ator Christopher Lloyd, que interpretou o Emmett “Doc” Brown.
Um dos momentos mais emocionantes foi quando a atriz explicou o motivo que a fez recusar o convite de permanecer no elenco do segundo e terceiro episódio da saga: “Minha mãe teve câncer e nós vivíamos juntas na época. Era demais para lidar com isso e com a atuação ao mesmo tempo. Essa foi a minha decisão e eu realmente tive que mantê-la”. O público a aplaudiu de pé e ela retribuiu o carinho: “Os fãs [do filme] são os melhores de todos, sinto que tenho amigos em todas as partes do mundo”.
Após o sucesso do longa, Wells participou de outros filmes e seriados de TV, como Babies Having Babies, Fast Times e Still Waters Burn, mas dividiu com a plateia que, apesar de ainda gostar de atuar, não “está caçando” oportunidades de voltar às telas. Ela agora é dona de uma loja de roupas masculinas. Recentemente, teve a chance de reviver Jennifer Parker ao gravar a voz para um game, desenvolvido pela Telltale Games, mas acredita que a trilogia não deve ser tocada. “Alguns filmes têm que ser deixados do jeito que estão, e eu estou feliz por ter feito parte disso”, afirmou.
O ator Kevin Sussman, de The Big Bang Theory, falou sobre a série que faz sucesso nas telinhas há 10 anos
Fazendo jus à convenção geek, não podia faltar The Big Bang Theory, uma das séries nerds mais famosas do mundo e, também, uma das mais pedidas para a comic con, segundo os organizadores. O ator norte-americano Kevin Sussman interpreta o dono da loja de quadrinhos Stuart Bloom, um dos personagens mais icônicos da série, que está na 10ª temporada e já registra mais de 15 milhões de espectadores por episódio nos EUA pela CBS. Ele esteve pela primeira vez no Brasil para participar da CCXP.
“Eu ainda não tive tempo de ver muita coisa, mas as pessoas são maravilhosas. Eu consigo sentir o calor delas”, falou Kevin logo no início do painel. Segundo o ator, por coincidência, ele também já trabalhou em uma loja de quadrinhos, “não sou nerd apenas na televisão”, brincou arrancando risada do público. Durante o bate-papo, ele ainda disse que gostaria de ver Harrison Ford participando da série.
Quando perguntado sobre o motivo do grande sucesso da série, Kevin, primeiro, disse que ouve essa pergunta com frequência, mas não sabe realmente. “Pode parecer clichê, mas acho que o sucesso se deve ao fato de que é uma série muito bem escrita, o elenco se dá muito bem, todo mundo é muito amigo. Você vê a cena e parece que as pessoas estão se divertindo ali e elas realmente estão. Outra questão é uma convenção como essa. Antes, os nerds se escondiam, hoje, a gente está celebrando o fato de sermos nerds, então é isso, nerd power!”, finalizou em meio a muitos aplausos do público.
Sussman participou anteriormente das séries televisivas Weeds (2012) e Ugly Betty (2006/2007), e de grandes filmes, como: A.I.: Inteligência Artificial (2001), Queime Depois de Ler (2008) e Hitch: Conselheiro Amoroso (2005).
Marvel exibe material inédito de Guardiões da Galáxia Vol. 2 e Thor: Ragnarok
A Marvel apresentou nove minutos de cenas inéditas de Guardiões da Galáxia Vol. 2, filme previsto para estrear em 27 de abril. Neste segundo episódio, os guardiões já são conhecidos e viajam ao longo do cosmos lutando para manter sua nova família unida. Enquanto isso, eles tentam desvendar os mistérios da verdadeira paternidade de Peter Quill (Chris Pratt). O longa conta com direção e roteiro de James Gunn.
“Gunn disse que quis fazer logo a sequência para mostrar que o grupo ainda está crescendo, tanto que o Groot continua pequeno, e mergulhando mais fundo no mundo mítico da Marvel”, comentou o Marcelo Hessel, editor do Omelete.
Um dos clipes mostrou aos fãs um pouco mais da nova personagem dos Guardiões, a Ayesha, interpretada por Elizabeth Debicki. Na cena, o grupo vai ao reino dessa raça dourada em missão para resgatar a irmã de Gamora, Nebulosa. Outra cena que inebriou o público foi uma de luta com Yondu, Rocket e Groot, recheada de música, violência e neon. Hessel e Érico Borgo ainda comentaram sobre a presença confirmada do personagem Ego no longa, um planeta vivo que tem o poder de se manifestar de várias formas, vivido por Kurt Russel. Zoe Saldana (Gamora), Dave Bautista (Drax), Vin Diesel (Groot, voz), Bradley Cooper (Rocket) e Michael Rooker (Yondu Udonta) completam o elenco.
O painel também mostrou um trailer ainda inédito no Brasil de Thor: Ragnarok, um dos longas de super-heróis mais aguardado. Neste filme, Thor (Chris Hemsworth) está preso do outro lado do universo e precisa voltar a Asgard e parar Ragnarok, a destruição de seu mundo, que está nas mãos da vilã Hela (Cate Blanchett). “Eu achei que seria um filme de destruição, mas é uma mistura de tudo que é legal: o Thor Ragnarok com o Planeta Hulk, uma combinação que vai ficar muito boa, divertida”, disse Borgo.
A direção é de Taika Waititi, com roteiro de Chistopher Yost e Craig Kyle. O elenco conta com Tom Hiddleston (Loki), Jaimie Alexander (Lady Sif), Natalie Portman (Jane Foster), Mark Ruffalo (Hulk), Idris Elba (Heimdall), Anthony Hopkins (Odin), entre outros.
Gil Coelho, João Cortês e Anita Barbosa, de Amor.com, comentam teaser inédito do filme
O painel do longa Amor.com trouxe para um bate-papo os atores Gil Coelho e Joao Cortês e a diretora Anita Barbosa, para apresentar um teaser exclusivo do filme e contar detalhes para os fãs. A comédia romântica aborda o relacionamento entre uma digital influencer consagrada, Katrina Souto (Isis Valverde) e Fernando (Gil Coelho), um youtuber iniciante, dono do canal Nerd Sem Controle. “Exploramos bastante as dores e as delícias de ser uma pessoa pública e se relacionar diretamente com seus fãs”, explicou Anita.
A pitada de humor fica por conta do personagem Panda (João Cortês), parceiro de Fernando no canal. Ele apresenta um comportamento peculiar de autoestima muito elevada e confiança excessiva por ser “diretor” de um veículo virtual que acabou de começar. Anita revelou ainda que a trama já havia sido escrita anos atrás e estava engavetada, mas como a força das redes sociais só cresceu nos últimos anos, o projeto finalmente virou realidade. A história foi reformulada pelo roteirista Bruno Garoti e contou com o envolvimento do elenco, em especial, da protagonista.
Para criar mais expectativa em torno da produção, foram lançados no YouTube os canais oficiais de Katrina Souto e Fernando (Nerd Sem Controle). Os detalhes da comédia que envolve três geeks parceiros poderão ser conferidos no dia 1º de junho nos cinemas.
Vencedor do Concurso Cosplay CCXP Tour 2017 é personagem do game Hercules, Champion of Rome
Apresentado por Luciano Amaral, o Concurso Cosplay CCXP Tour encerrou as atividades da CCXP Tour Nordeste e lotou o Auditório Twitch. Foram quatro categorias: best inventividade, best costume (fantasia), best performance e master cosplay. Diego Pontes, que interpretou Hercules, Champion of Rome, pelo conjunto da obra, ganhou o prêmio máximo, o master cosplay, e garantiu uma vaga para participar da final do Concurso Cosplay da CCXP 2017, que acontece em dezembro, com pacote turístico e ingresso de quatro dias para ele e seu staff no evento de São Paulo.
Primeiro pela etapa inicial do site, e depois pelos jurados, foram selecionados nove finalistas de diferentes cidades do Nordeste. Mas, para o julgamento final, foram convidados Heidi Mae e Joseph David, cosplays oficiais do Esquadrão Suicida, Taís Abreu, cosplayer brasileira, Antonio Carlos da Silva Mendes, Cassius Medauar, editor da JBC, a youtuber Luli, e Watson, tecnologia de inteligência artificial da IBM para reconhecimento de imagem, que analisou as fantasias comparando com as dos personagens originais, gerando uma nota para cada um dos participantes.