Para aqueles que ainda não sabem, Turma da Mônica: Laços é uma graphic novel dos irmãos Lu e Vitor Cafaggi publicado pela MSP (Mauricio de Sousa Produções)e compõem o selo da Graphics MSP que consiste em histórias dos personagens do estúdio feitas por artistas brasileiros consagrados e com estilos diferentes do padrão das revistas mensais.
Antes de mais nada, se você ainda não conhece esse trabalho incrível, eu sugiro que procure nas livrarias pois vale mesmo a pena. Turma da Mônica: Laços é, possivelmente, uma das coisas mais belas já produzidas no que diz respeito a quadrinhos nacionais. A resenha você confere a seguir:
Livro: Turma da Mônica: Laços
Título Original: Graphics MSP Turma da Mônica – Laços
Roteiro/arte: Lu Cafaggi e Vitor Cafaggi
Editora: MSP
Ano: 2013
Páginas: 82
TURMA DA MÔNICA: LAÇOS
Como de costume, mais um plano “infalível” do Cebolinha fracassou e levou uma bela surra da Mônica e seu coelhinho de pelúcia, o Sansão. Cebolinha então vai para casa e ao chegar é surpreendido com a triste notícia de que seu cachorrinho de estimação, o Floquinho, desapareceu. A notícia é dada pela sua mãe, que parece estar inconsolável. Ela deixou o portão aberto por alguns segundos e isso foi tempo suficiente para o Floquinho desaparecer. O Seu Cebola, pai do Cebolinha, saiu de carro para procurar por ele mas não o encontrou.
Cebolinha então vai dormir mas, na manhã do dia seguinte, se nega a sair do quarto. Deprimido, sem querer se levantar da cama, comer e nem falar com ninguém. Seus amigos (Mônica, Magali e Cascão) vão visitá-lo na tentativa de animá-lo. O desânimo permace até que o Cascão o instiga de bolar mais um plano infalível mas desta vez para encontrar o Floquinho. É fantástico vermos desde o início do livro o valor da amizade, só um verdadeiro amigo saberia como te pôr para cima mesmo em momentos difíceis e estes “valores” foram muito bem introduzidos pelos irmãos Cafaggi.
Cebolinha começa a ver sentido na ideia do Cascão e então começa a bolar algum plano para encontrar um dos seus melhores amigos, se cachorro Floquinho. A turminha começa a produzir diversos cartazes e saem colando nos muros e postes de todo o Bairro do Limoeiro e até entregando nas mãos das pessoas em buscas de pistas. Eles são surpreendidos com uma turma de valentões que começam a “zoar” com o nome Floquinho até que levam uma surra bem dada da baixinha, gorduça e dentuça favorita dos leitores. A surra parece surtir efeito e eles dizem que viram um cachorro que bate com as descrições dos cartazes, no Parque das Andorinhas. Os quatro amigos começam então a se preparar para partir pro parque sem nem mesmo pensar duas vezes nos perigos que poderão enfrentar, se bem que a única preocupação da Magali é na comida que vão levar.
Turma da Mônica: Laços é uma história de união e de amizade. Os irmãos, Lu e Vitor Cafaggi, uniram todo o seu amor e colocaram com muita precisão em cada quadro do livro. Os flashbacks mostrados no livro, são um show à parte e mostram com muita simplidade ao mesmo tempo que com bastante riqueza, acontecimentos como a chegada do Floquinho na casa dos Cebolas e é notório nos olhos do Cebolinha o amor pelo seu cãozinho.
Fica difícil não se emocionar com as cenas retratadas e desenhadas com muita perfeição. Enquanto o Vitor Cafaggi deu o traço aos personagens, a Lu Cafaggi coloriu o livro com tons suaves e vintage a cada quadro. Os irmãos Cafaggi atribuíram com perfeição as personalidades de cada um dos quatro personagens principais respeitando as peculiaridades de cada um. O enredo é propositalmente simples feitos para fazer com que a amizade e o comprometimento uns com os outros se sobressaísse mesmo com os desentendimentos da Mônica e Cebolinha. Laços é um retrato do amor sincero entre amigos de forma pura e singela.
Um recém teaser do primeiro live action da Turma da Mônica (Laços) foi lançado e isso só aumentou ainda mais as expectativas para o lançamento do mesmo. O teaser está realmente fantástico e caso você ainda não tenha visto, não deixe de ver abaixo: