25 de maio de 1977. Marque essa data. Se você é fã de Star Wars, já sabe que data é esta: a data de estreia de Star Wars – Episódio IV: Uma Nova Esperança nos cinemas americanos. Nos primeiros minutos do filme, já somos logo apresentados a uma das cenas mais emblemáticas da saga: a entrada de Darth Vader na Tantive IV e a captura da Princesa Leia. O que ele procura? Os planos roubados da Estrela da Morte, os quais jaziam nas mãos dos Rebeldes. Planos estes que foram roubados meses antes pela equipe de espiões rebeldes conhecida como Rogue One.
Mas… E se o destino da equipe de Jyn Erso já tivesse sido selado naquele momento? Há rumores correndo por toda a internet do que se esperar do final de Rogue One. Teorias abundam. Desde que eles irão se esconder e continuar agindo nas sombras até a morte cada um deles, sem exceção. Mas, ao que parece, a teoria parece ser sólida. Sólida o bastante para ter base num diálogo entre Vader e um oficial a bordo da Tantive IV que nos faz pensar, e muito.
Bem, primeiramente vamos dar uma olhada na cena em questão, depois continuaremos. (clique nas legendas para ativá-las)
Vader interroga o capitão da nave, em busca de informações acerca dos planos, e acaba por matá-lo sem ter nada que valha a pena, então ordena que busquem pela nava de alto a baixo. Eis que os Stormtroopers retornam com Princesa Leia aprisionada. Até aí, nada de novo, já conhecemos essa história. O que vem a seguir é que é realmente importante. Vader fala a Leia que:
… várias transmissões foram enviadas a esta nave por espiões rebeldes. Eu quero saber o que aconteceu aos planos que eles lhe enviaram!
Obviamente, sabemos que tais “planos” são os planos da Estrela da Morte. Mas, como essa cena revela o que aconteceu aos Rogues? Logo depois, vemos Vader conversando com seu oficial, em que ele diz, claramente:
Eu rastreei os espiões rebeldes até ela. Agora ela é minha única pista de como achar a base secreta dos Rebeldes.
Estas breves frase podem não dizer muita coisa quando as escutamos pela primeira vez, mas agora elas estão carregadas de significado. Jamais se pensaria em fazer um filme naqueles tempos mostrando como os planos da Estrela da Morte foram roubados, mas agora temos um filme falando exatamente disso prestes a cair em nossos colos.
Sabemos o quanto Vader é impiedoso, e como elimina seus inimigos sem o menor remorso. Se foi ele próprio quem rastreou os espiões Rebeldes, e é a única pista que lhe restou, então, meus caros, não alimentemos esperanças de ver nenhum deles com vida. E isso explica porque não se falou mais deles. Se ele enviou seus agentes para eliminá-los, ainda há a possibilidade de alguns terem escapado e estarem escondidos por aí, ou mesmo ainda agindo nas sombras para a Rebelião (e isso pode sustentar a teoria de Capitã Phasma ser Jyn Erso já com mais de cinquenta anos, mas ainda em atividade, e infiltrada na Ordem de Ren).
Até lá, confiemos na Força e que ela esteja com cada um dos integrantes da Rogue One…