A Rússia está considerando banir o filme A Bela e A Fera devido ao aparecimento do primeiro personagem declaradamente gay da Disney. De a acordo com a BBC News, o político Vitaly Milonov pediu ao Ministro da Cultura Vladimir Medinsky para segurar uma exibição do filme a fim de determinar se ele viola as confusas leis de propaganda gay do país, acusando o filme de “propaganda sem-vergonha do pecado”.
No filme, LeFou, personagem de Josh Gad, tem uma pequena, mas significativa estória explorando sua sexualidade, com o personagem confirmar ser gay na história. Surpreendentemente, o papel de Gad marcará a primeira vez que um personagem é abertamente gay em um filme da Disney, embora, claro, já tivesse sido sugerido antes. Mas, pelo lado bom, com a Rússia considerando banir o filme, a Disney pode ficar orgulhosa em saber que, mesmo tendo demorado até 2017 para elencar um personagem gay em um filme, há um governo de um país inteiro que demonstra ser mais atrasado que ela nesse quesito.
A Bela e A Fera tem Emma Watson e Dan Stevens, é dirigido por Bill Condon e produzido por Moose e Squirrel, e estreará em 16 de março, menos na Rússia, se ela achar que um personagem gay é pesado demais em um filme conto de fadas em pleno ano de 2017…
Veja os trailers de A Bela e A Fera: