Adaptação de histórias em quadrinhos é uma tendência que cresce cada vez mais. Conseguindo a aceitação dos antigos fãs e conseguindo novos ao redor do mundo. Além disso a adaptação dos quadrinhos para o cinema já provou que pode ser um sucesso e pode ser um desastre. Star Wars teve sua essência nos quadrinhos. Não é surpresa que Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força entrou na trindade das maiores bilheterias do Brasil, arrecadando pouco mais de dois bilhões. Quando se pensa em adaptações do quadrinhos aos cinemas logo associamos a super-heróis da Marvel e da DC Comics, porém esse mundo de adaptações é muito maior que isso. Nossa equipe preparou 7 filmes que foram baseados em histórias em quadrinhos.
1. As Tartarugas Ninjas
O filme que celebrou em 2014 o trigésimo aniversário da criação dos personagens. O que poucas pessoas sabem é que As Tartarugas Ninjas que fizeram parte da infância de grande parte das pessoas, foi baseado em uma história em quadrinhos. Teenage Mutant Ninja Turtles, de Kevin Eastman e Peter Laird, foi pela primeira introduzido ao mundo dos quadrinhos em 1984 através da Mirage Comics. Logo em seguida, foi adaptado às animações, fazendo um grande sucesso. Tendo em vista o grande potencial, os direitos de Tartarugas Ninjas, passaram entre muitas publicadoras até finalmente chegar a atual: IDW Publishing. O sucesso foi tão grande que ano passado (2015) foi anunciado um crossover entre Tartarugas e Batman, publicado pela IDW e DC Comics.
As Tartarugas Ninjas é um grupo de quatro tartarugas antropomórficas, a quem lhes foi dado o nome de quatro artistas italianos do Renascimento, e treinadas na arte do ninjutsu por um rato sensei antropomórfico com o nome Splinter. A partir da sua casa, os esgotos de Nova Iorque, batalham contra criminosos, senhores demoníacos, criaturas mutantes e alienígenas invasores, enquanto que ao mesmo tentam tempo permanecer escondidos da sociedade.
2. Blade, o Caçador de Vampiros
O filme de 1998 ainda possui notoriedade no Brasil mesmo se passando 18 anos do seu primeiro filme. Blade foi criado pelo roteirista Marv Wolfman e pelo desenhista Gene Colan. Sua primeira aparição foi em 1973 na décima edição de Tomb of Dracula. Blade só teve sua série regular nos anos 80 e esta ainda foi cancelada poucos anos depois quando as vendas caíram. O que poucos sabem sobre esse Andarilho do dia é que ele é da Marvel Comics e sempre foi publicado por ela. Em 2006, Blade ganhou uma série Blade: The Series, interpretado pelo rapper Sticky Fingaz.
Após ser contaminado pelo sangue de uma criatura das trevas, Blade (Wesley Snipes) transformou-se num guerreiro imortal, metade-homem, metade-vampiro. Desde então, ele dedica-se a caçar o líder dos mortos-vivos Deacon Frost (Stephen Dorff) e seus asseclas, que estão planejando um grande plano para aumentar sua dominação sobre a raça humana.
3. Oldboy – Dias de Vingança
Um filme polêmico, com uma mistura de filme B, terror e comédia surreal. O filme coreano de 2003 foi taxado de várias coisas, quase todas negativas. Porém, o remake de 2014 foi visto como algo realmente bom. É fato que fazer um remake é algo realmente difícil, ocidentalizar um filme pareceu para Hollywood a saída correta. Old Boy criado por Nobuaki Minegishi e Garon Tsuchiya é um Mangá, lançando no Japão em 1996. Foi lançada pela revista Weekly Manga Action e sua publicação ficou a cargo da editora Futabasha. São apenas 8 volumes, publicados entre 1996 e 1998, mas que serviram de base para o filme de 2003 e o remake de 2014.
Joe Ducett (Josh Brolin) é um homem arrogante e irresponsável, que enfrenta problemas no trabalho e com a família. Um dia, ele acorda em um quarto, e descobre que foi trancado lá dentro. Pelos próximos 20 anos, Joe permanece em cativeiro, sem saber quem o sequestrou, ou as razões deste ato. Enquanto isso, ele descobre pela televisão que sua ex-esposa foi assassinada, e que ele é o principal suspeito. Um dia, Joe é liberado. Com a ajuda de uma assistente social (Elizabeth Olsen), ele terá apenas três dias para descobrir quem o prendeu, porque foi preso e, acima de tudo, porque foi solto.
4. Kingsman: Serviço Secreto
Lançado no Brasil em março de 2015, o filme foi bem recebido por críticos especializados. Apesar de ser baseado em HQs recentes, não poderíamos deixar de fora da lista. Publicado em 2012, Kingsman: The Secret Service, foi criado por Dave Gibbons e Mark Millar. É publicado pela Icon Comics. Pode-se afirmar com total certeza que a adaptação foi bem recebida pelo publico, ganhando a confirmação de uma sequencia para 2017, Kingsman: The Golden Circle.
O filme conta a história de um veterano da espionagem (Colin Firth) que recruta um garoto de rua rebelde (Taron Egerton) com um futuro promissor. O garoto passa pelo treinamento ultra-competitivo de uma organização super-secreta de espionagem, a Kingsman, para enfrentar uma ameaça global que emerge de um gênio da tecnologia (Samuel L. Jackson).
5. RED – Aposentados e Perigosos
Caindo na tendencia de filmes de comédia de ação, RED – Aposentados e Perigosos, chega ganhando espaço. Os direitos dos quadrinhos que recebem o mesmo nome que o filme, são da DC Comics. Warren Ellis e Cully Hamner foram os grandes responsáveis pela criação dessa pretensiosa série. RED, acrônimo que quer dizer “Retired, Expert and Dangerous”, é um filme que foi lançado em 15 de outubro de 2010. A sequência, RED 2, foi lançado em 19 de julho de 2013. Só na primeira semana o filme conseguiu o montante de $22.500 milhões de dólares.
Frank Moses (Bruce Willis) é um ex-agente da CIA, hoje aposentado, que tenta levar uma vida normal. Ele está interessado por Sarah (Mary-Louise Parker), com quem volta e meia conversa ao telefone, apesar de ainda não conhecer pessoalmente. Um dia, a casa de Frank é atacada por agentes da CIA. Sem saber o que está acontecendo, ele deduz que logo perceberão sua ligação com Sarah e parte para protegê-la. Para entender o porquê de ter sido atacado, Frank precisará da ajuda de seus antigos companheiros Joe (Morgan Freeman), Marvin (John Malkovich) e Victoria (Helen Mirren), todos também aposentados.
6. MIB – Homens de Preto
O filme foi baseado na série de histórias em quadrinhos de Lowell Cunningham, publicada originalmente pela Aircel Comics (posteriormente comprada pela Malibu Comics, pertencente à Marvel Comics). Teve sua primeira aparição em The Men in Black #1, publicada em janeiro de 1991. A notoriedade dos quadrinhos não foi muito grande na época, sendo difundida de verdade somente com o lançamento do filme em 1998.
O agente K é um dos fundadores da agência ultra-secreta MIB – Homens de Preto, criada pelo governo para monitorar e cuidar das atividades alienígenas na Terra. Recém-contratado para trabalhar na tal entidade, o ex-policial James (Agente J.) se une a K para desvendar os mistérios de um possível ataque extraterrestre. Depois de perseguir um alien sem sabê-lo, ele revela que a Terra será destruída e os Homens de Preto exigem a ajuda de James. Instruído pelo Agente K (Tommy Lee Jones), ambos os agentes terão que parar um inseto gigante que foi introduzido no corpo de um agricultor (Vincent D’Onofrio) e seu plano: Pegar a Galáxia que está na coleira de um gato, tomá-la e destruir a Terra.
7. V DE VINGANÇA
Um filme inteligentíssimo, com um enredo incrível e quase um pré-requisito para qualquer um que se diz politizado, é baseado em uma história em quadrinhos. O filme é uma adaptação da série de quadrinhos de mesmo nome de Alan Moore e David Lloyd, publicada pela DC Comics sob a sua marca Vertigo. V de Vingança foi publicado originalmente entre 1982 e 1983 em preto e branco pela editora britânica Warrior, mas não chegou a ser finalizado. Em 1988, incentivados pela DC Comics, Allan Moore e David Lloyd retomaram a série e a concluíram com uma edição colorida. O impacto dessa história ao mundo foi tão notório, que a máscara usando por V até hoje é o simbolo de várias revoluções ocorridas pelo mundo, inclusive nos protestos ocorridos em 2013 pelo Brasil.
O filme se passa no Reino Unido em um futuro próximo. Sob o pretexto de vários atos terroristas, um governo totalitário é eleito para o Parlamento, o qual é comandado pelo chanceler Adam Sutler (John Hurt), que promete para salvar o país dos terroristas. O único problema é que o povo deve dar boa parte de sua liberdade para obter um pouco de segurança. O governo logo se torna cruel, corrupto e opressivo. Impulsionado por uma vingança pessoal, um misterioso indivíduo que se esconde atrás de uma máscara e se identifica apenas como V (interpretado por Hugo Weaving) chega para assumir a causa da liberdade. Ele usa uma máscara de Guy Fawkes para cobrir o rosto e tem grandes habilidades com facas.
E ai? Gostaram? Quais outras adaptações você conhecem?
2 Comments
Matéria ótima, mas na hora de falar de oldboy o remake de 2014 não devia nem ser citado hauahauau, o filme de 2003 é um clássico do cinema hauaha merecia mais destaque do que falar da tosquice que foi o remake americano.
faltou azul é a cor mais quente kkkkkkkk