Às vésperas do último filme da franquia X-Men, Logan, Patrick Stewart anunciou seu saída do papel do Professor X, o qual ele interpretou pela primeira vez em X-Men, no ano 2000. É notável considerar que já faz 17 anos da estreia do filme, e isso corresponde à totalidade da era moderna de super heróis no cinema, mesmo antes do Homem-Aranha de 2002, muito antes do Homem de Ferro de 2008, Patrick Stewart estava lá, meus caros.
Ele disse:
Uma semana atrás, uma noite de sexta feira em Berlim, nós três sentamos pra assistir ao filme. E eu estava tão emocionado, muito mais emocionado que estive na primeira vez que o assisti. Talvez fosse a companhia desses três caras, e o filme terminou e – eu admito – em um momento o Hugh (Jackman) se aproximou e pegou em minha mão naqueles minutos finais, e eu vi ele assim (imita o gesto de limpar lágrimas) desse jeito, e então eu percebi que eu também fiz o mesmo. Então, o filme terminou… e nós fomos levados ao palco, mas não antes dos créditos findarem. Então, tivemos um tempo pra sentar, e quando estava sentado, eu vi que não haveria uma forma melhor, mais emotiva, mais sensível e bela de dizer “au revoir” a Charles Xavier que este filme. Então, eu disse ao Hugh, na mesma noite, “já chega pra mim também. Acabou.”
Patrick Stewart interpretou Xavier pela primeira vez em X-Men, nos anos 2000, reprisou o papel em X-Men 2 em 2003, em X-Men: O Confronto Final em 2006, em X-Men Origens: Wolverine, em The Wolverine em 2013, e em X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido em 2014.
Não haverá outro Xavier como Patrick Stewart….