Há um enorme bafafá nos bastidores de Star Trek: Discovery, a próxima série de Star Trek a ser exibida no canal CBS All Access, serviço de streaming e vídeo por demanda da CBS. O produtor executivo Bryan Fuller, que co-criou a série com Alex Kurtzman, está deixando a série. seus braços direitos, Gretchen J. Berg e Aaron Harberts, irão sucedê-lo.
Fuller deu seu aval a ambos pelo Twitter.
Tem sido tempos difíceis para Star Trek: Discovery, após um anúncio bombástico, uma grandiosa aparição na Comic-Con e um contrato de distribuição estrondoso com a Netflix, a qual pagou todo o orçamento do programa. Elenco e pré produção andam lentamente, o que levou à decisão de adiar a estreia da série de janeiro para maio de 2017. Após uma busca de cinco meses, a série ainda não contratou sua personagem principal feminina, a Tenente Comandante, embora estejam bem perto de encontrar. As filmagens estão previstas pra começar no próximo mês no Canadá.
Fuller, que ainda está gerenciando o início das histórias para a primeira temporada, tem sido a face pública de Star Trek: Discovery, falando apaixonadamente sobre o assunto em eventos, de forma que a série está perdendo seu maior embaixador. (Ele irá permanecer como diretor executivo para a série.)
“É, sem exagero, um sonho que se realiza”, Fuller disse sobre ter sido nomeado co-criador e showrunner da nova série de Star Trek em fevereiro. Ele escreveu o primeiro episódio e está trabalhando em mais dois. Para a ajudar a preencher o vácuo deixado pela mudança de função de Fuller, a série trará o veterano Akiva Goldsman (Fringe) como produtor/escritor sênior.
Diferente de Fuller, Berg e Harberts e também Goldsman não têm nenhuma experiência com Star Trek. Berg e Harberts, os quais trabalharam com Fuller na sua série cult da ABC Pushing Daisies, passaram os últimos cinco anos em novelas do horário nobre como Revenge, Reing e Off The map, antes de reunirem a Fuller em Discovery.
Numa declaração, os produtores da CBS elogiaram as contribuições de Fuller:
“Estamos extremamente felizes com a direção criativa de Star Trek: Discovery e as fundações sólidas que Bryan Fuller nos ajudou a criar para a série”, disse. “Devido aos outros projetos do Bryan, ele não é mais capaz de supervisionar o dia a dia de Star Trek, mas ele permanece como produtor executivo, e irá continuar a mapear o arco de história de temporada inteira. Alex Kurtzman, co-criador e produtor executivo, juntamente com os parceiros de produção e colaboradores de longa data de Fuller, Gretchen Berg e Aaron Harberts, continuarão supervisionando a série com o time de produção e roteiro existente. Bryan é um talento cirativo brilhante e um fã apaixonado de Star Trek, que nos ajudou a traçar um curso excitante pra série. Estamos todos comprometidos a ver sua visão ser realizada e estamos ansiosos pela estreia de Star Trek: Discovery no próximo mês de maio de 2017.”
Fuller também é o produtor executivo da série American Gods do canal Starz, a qual esteve em produção por seis meses, embora ele tenha Michael Green, um parceiro muito experiente no programa. Ele também esteve desenvolvendo o reboot de Amazin Stories para a NBC. As notícias da sua saída de Discovery foram reportadas pela Variety.