O eletrizante primeiro trailer do terror “O Rastro” foi indicado ao Golden Trailer Awards, premiação internacional da indústria do entretenimento que elege anualmente os melhores trailers do cinema mundial. Único trailer de filme brasileiro indicado na premiação, que em inglês foi denominado “The Trace”, “O Rastro” concorre na categoria Melhor Trailer de Terror Estrangeiro (Best Foreign Horror Trailer). Produzido pela Zealot, de Londres (http://zealot.com.au/?location=UK), o trailer 1 revela o universo obscuro do longa-metragem. Em um prédio histórico e decante do Rio de Janeiro funciona um hospital público prestes a ser desativado. Os corredores escuros, as goteiras, os vitrais religiosos e as antigas alas abandonadas compõem um cenário de tensão e medo. João (Rafael Cardoso) é o médico encarregado de transferir os últimos pacientes da UTI – entre eles, uma menina que desaparece durante a remoção sem deixar vestígios. Quanto mais João se aproxima da verdade, mais ele mergulha em um universo obscuro, que nunca deveria ser revelado.
Um hospital decadente, prestes a ser fechado, é cenário de momentos de medo e tensão em “O Rastro”, longa-metragem de terror que chegou aos cinemas em 18 de maio. Responsável pela transferência dos últimos pacientes da UTI, o médico João Rocha (Rafael Cardoso) se desespera com o sumiço da última paciente do lugar, a menina Júlia (Natalia Guedes). Ele tenta seguir o caminho que o leve até a garota ao mesmo tempo em que precisa cuidar da mulher grávida, Leila (Leandra Leal).
Na busca pela verdade, João confronta os antigos colegas de trabalho, Olívia Coutinho (Claudia Abreu) e Heitor Almeida (Jonas Bloch), esbarra nas burocracias do sistema público de saúde, e desvenda inóspitas alas do hospital, abandonadas e infestadas de pombos, e repletas de mistérios. Quanto mais João se aproxima da verdade, mais ele mergulha em um universo obscuro, que nunca deveria ser revelado.
“O Rastro” traz no elenco Rafael Cardoso, Leandra Leal, Claudia Abreu, Felipe Camargo, Jonas Bloch e Alice Wegmann. Dirigido por J.C. Feyer, o longa estreou em 18 maio de 2017. A produção é da Lupa Filmes em coprodução com a Orion Pictures e a Imagem Filmes, que também cuidará da distribuição no Brasil.
Além de “O Rastro”, concorrem na categoria Best Foreign Horror Trailer o irlandês “A Dark Song’ (http://www.imdb.com/title/tt4805316/), produzido pela IFC Midnight, com trailer desenvolvido pela Intermission Film; o francês “Évolution” (http://www.imdb.com/title/tt4291590/), outra produção da IFC Midnight, esse filmado na França, na Bélgica e na Espanha, com trailer realizado pela Mark Woollen & Associates; Outra produção francesa na disputa é “Red Band Trailer”, trailer produzido pela Motiva Creative a partir do longa rodado na Itália, na França e na Bélgica, “Raw”( http://www.imdb.com/title/tt4954522/), produzido pela Focus World; e, finalizando a lista de concorrentes de “O Rastro”, está “Us Trailer”, produção da Red Circle, Inc., para o longa-metragem coreano “Train to Busan”( http://www.imdb.com/title/tt5700672/), produzido pela Well Go USA. A cerimônia de anúncio e premiação será no dia seis de junho, em Los Angeles, nos Estados Unidos. A lista completa de indicados na 18ª edição do Golden Trailer Awards pode ser conferida em: http://www.goldentrailer.com/gta18_2017-nominees/.