Editor's Rating

Morgan Freeman, Michael Caine e Alan Arkin são o motor do filme, e a competência deles para carregar um filme não é questionável. Mas tem mais do que eles no filme?

7

Despedida em grande Estilo é um filme de assalto a banco, e uma comédia, remake de um filme de mesmo nome de 1979. Que vale a pena assistir o filme é inquestionável. Morgan Freeman, Michael Caine e Alan Arkin são o motor do filme, e a competência deles para carregar um filme não é questionável. Mas tem mais do que eles no filme? Mais coisas que devemos prestar atenção?

A história é simples, e bem diferente da original. Freeman, Caine e Arkin são aposentados, e fábrica onde trabalharam mais de 30 anos é comprada por um grupo financeiro, e basicamente suspende os pagamentos de aposentadorias indefinidamente. Indo no banco para ver o que pode fazer quanto a isto, um dos personagens presencia um assalto — e tem uma idéia. Embora simples, o roteiro é bem construído, é um filme que gira em torno de personagens e até os personagens mais secundários são atraentes e interessantes. Mas não traz grandes novidades surpreendentes, a trama segue de formula geral como essas tramas geralmente seguem: faz-se um plano, descobre-se que não podem fazer o plano funcionar, consegue-se uma ajuda , executa-se o plano, e ficamos na expectativa se vão mesmo conseguir se safar. um conceito batido mas com o mérito de distorcer seus esteriótipos padrão e gerar circunstâncias inesperadas no meio disto. É mais do que muitos filmes que saíram nestes últimos tempos se preocuparam em fazer.  A história — e seus atores muito bem escalados — nos faz rir. Tirando alguns momentos particularmente mais frágeis, em geral em volta de um personagem do banco que aparece pouco que existe basicamente para ser detestado, onde o humor físico fica um tanto caricato demais.

De forma geral é um filme bem executado, que traz as pessoas certas para executar algo único mesmo partindo de premissas não tão inéditas. Poderia ter tentado se livrar de mais clichês que chegam até a atrapalhar o tema e debate moral do filme, sobre a justiça de se cometer crimes contra criminosos, mas que é em geral tão carregado de momentos fortes de humor e narrativa que conseguimos relevar seus atalhos narrativos e momentos piegas.