Editor's Rating

10
NOTA

How to get away with murder é uma série de televisão totalmente diferente de tudo que há na TV americana. HTGAWM é indubitavelmente uma das melhores séries da atualidade na televisão americana, quer seja pelo seu roteiro, atuação, ou direção. O programa de televisão trás novidades técnicas e um ritmo empolgante em cada novo episódio com muito suspense, tensão e mistério.  Afinal estamos falando de um thriller criado por Peter Nowalk discípulo de Shonda Rhimes a qual é produtora executiva. A ABC vez ou outra encontra um novo sucesso criativo, temos Twin Peakse como exemplo, e parece que HTGAWM é a nova grande aposta do canal.

Assassinato, julgamento, advocacia e thriller? Tudo isso é recorrente na Tv americana. Há uma infinidade de programas sobre tais temas, na maioria procedurais, repetitivos e chatos. O uso desses temas já foi mais que desenvolvido e utilizado, contudo, How to get away with murder consegue utilizar todos com sua devida carga e com o auxílio de uma equipe criativa de roteiristas, inovar nas histórias e na maneira de contá-las.

HOW TO GET AWAY WITH MURDER

O programa de televisão é tão bem trabalhado pelo staff que nem percebemos que há casos das semanas (proceduralismo) que Annalise a advogada badass tem que destruir a acusação e libertar mais um cliente. O que deveria ser chato como muitos programas americanos, ajuda a desenvolver os personagens e é possível fazer um paralelo do caso com as histórias dos integrantes.

A representatividade, diversidade e empoderamento feminino  são os pilares que solidificam o enredo. Hispânicos, negros, brancos, gays, héteros de tudo um pouco se encontram no elenco demonstrando uma fidelidade com a realidade e, representando as minorias. Uma dose cavalar de empoderamento feminino é aplicada a trama, tendo como sua personificação Viola maravilhosa Davis. Tal atriz dispensa apresentações, conhecida pelo grande público e com um talento de poucos, carrega e movimenta a série com sua atuação premiada. E é a primeira mulher negra a ganhar o Emmy awards, merecidamente, por seu papel neste seriado.

Viola Davis é perfeita e sua personagem é escrita com maestria, mas não vamos esquecer que há também um elenco muito bom que funciona como coadjuvante e acrescenta muitas camadas dramáticas aos contextos da trama. O Dino de Harry Potter está fantástico como “o lista de espera”. Os personagens de HTGAWM são muito verossimilhantes e suas motivações são ótimas, seus desenvolvimentos pontuam e modificam a produção.

HOW TO GET AWAY WITH MURDER

A série chama a atenção do público pelo desenrolar do enredo e de suas reviravoltas, as quais ocorrem em todos os episódios. Vários recursos narrativos são utilizados, flashfoward e backs (vislumbres do futuro e passado) além da linha principal da história. Tudo é bem explicado até o final da temporada, a funcionabilidade do programa são os cliffhanger e fazer o público se perguntar: O que vai acontecer agora? Mas não é o plot twist vago, sem graça e vazio, a história tem profundidade e os roteiros são bem escritos.

“E é essa falta de linearidade que engrandece e difere HTGAWM de muitas outras séries”

How to get away with murder pode ter um título longo e para alguns difícil de falar, contudo, a experiência de assistir os episódios é incrível graças a velocidade e a dinamicidade que são dados por alguns recursos técnicos. Os cortes de câmera são dados ao longo dos diálogos, fazendo assim termos uma rapidez; As conversas em movimento pelos corredores do tribunal são acompanhadas pela câmera, deste modo passando uma agilidade para o público. A edição de som, empolgante, assim como a de imagem fazem do conjunto a obra, e o resultado? Uma construção audiovisual que redefine o conceito de clímax, o que nos faz ficar sem fôlego ao final de cada episódio.

HOW TO GET AWAY WITH MURDER

A sensação de maratonar esta obra é maravilhosa, e um episódio após o outro estamos viciados. Quando estamos em dia e acompanhamos semanalmente roemos as unhas e discutimos em rodas de conversa com os amigos. Isso é o maior sinal que o trabalho que está sendo feito é bom! Por isso, How to get away with murder está no nosso Top 10!

A terceira temporada retornou ontem (22/09) e bate em nossas portas com novas histórias, reviravoltas, surpresas e muito suspense. Confira a promo dessa temporada:

Comenta aqui o que você acha dessa série fantástica.

Texto enviado por Lucas Daniel.