Editor's Rating

Repleta de novas emoções, a saga ganha um tom sombrio ainda mais forte. Um dos pontos marcantes neste livro é o início da adolescência e como isso muda o relacionamento entre o trio Harry, Rony e Hermione.

10
10

Em comemoração aos 20 anos de lançamento de Harry Potter e a pedra filosofal, a Sétima Cabine preparou uma semana especial onde postaremos todo dia uma resenha de um livro de Harry Potter para aqueles que ainda não conhecem a saga terem a oportunidade de conhecer um pouco mais ou até mesmo se motivar para começar a ler e também para aqueles que já leram e querem relembrar um pouco dela. Caso queria saber um pouco mais sobre o especial, não deixe de conferir o post de introdução do especial de 20 anos da saga Harry Potter na Sétima Cabine.

Livro: Harry Potter e o cálice de fogo
Título Original: Harry Potter and the globet of fire
Autora: J. K. Rowling
Editora: Rocco
Ano: 2001
Páginas: 536

HARRY POTTER E  O CÁLICE DE FOGO

O filme se inicia mais uma vez durantes as férias de verão de Harry Potter (agora com 14 anos) que volta a sentir fortes dores na sua cicatriz na testa durante um sonho bastante real que teve com Voldemort. Alguns dias depois, Harry vai parar na casa dos Weasley onde irá passar o restinho das férias. Todos estão empolgados pois iriam assistir ao final da Copa Mundial de Quadribol até que os comensais da morte aparecem e conjuram a marca negra, o que gera grande pânico durante o evento e repercute por toda a comunidade mágica. Todos passam a acreditar que o Lord Voldemort estaria voltando.

Durante a volta de Harry e seus amigos para Hogwarts, eles se depararam com diversos acontecimentos que o pegam de surpresa, como um novo professor de defesa contra as artes das trevas e a notícia de que o campeonato de quadribol entre as casas de Hogwarts seria subtituido pelo Torneio Tribuxo, que seria uma competição entre as três maiores escolas europeias de bruxos depois de um intervalo de um século que não acontecia. O proposito é testar a coragem dos participantes através de tarefas além de testar também seus conhecimentos de magia e sua capacidade em enfrentar perigos.

Seria escolhido apenas um representante de cada escola onde este deveria ser maior de 17 anos mas inexplicavelmente Harry é um dos escolhidos pelo cálice de fogo (artefato mágico onde os candidatos colocavam seus nomes dentro do cálice para concorrer ao sorteio). Durante o momento do sorteio são escolhidos os três alunos que representarão cada uma das três escolas mas surpreendentemente o cálice elege um quarto bruxo, sendo este, Harry Potter e apesar de ter uma idade menor do que a exigida, não há outra saída pra Harry a não ser competir já que há um contrato mágico.

Muitos questionamentos são feitos após Harry ter sido escolhido, tais como: Quem pôs o nome de Harry no cálice? O que está causando a dor na cicatriz dele? Seriam os sonhos de Harry algum tipo de previsão do futuro? E estaria tudo isso relacionado com a suposta volta de Voldemort e estaria ele se tornando cada vez mais forte?