Editor's Rating

9.5

“Palavras são muito poderosasdisse a Srta. Possibelf, passando delicadamente entre as fileiras das carteiras. – E elas ganham ainda mais poder conforme são faladas…” 

Fangirl foi lançado em 2013, e no Brasil editado pela Novo Século, é o segundo livro de maior sucesso da autora norte-Americana Rainbow Rowell. Com uma escrita simples e fluida, traz um contexto que poderia facilmente ser considerado real. 

A história se passa no universo da Cath e sua irmã Wren, gêmeas idênticas fisicamente mas muito divergentes em seus pensamentos e desejos. Cath é uma aspirante à escritora e escreve uma fanfic de sucesso para uma série de livros com o protagonista e seu ídolo, Simon Snow. No entanto, com a ida para a faculdade, Cath totalmente introspectiva e acostumada a conviver sempre com sua irmã e seu pai, se vê diante de numa nova perspectiva de se acostumar com distância de casa e com escolhas diferentes que sua irmãWren, opta. Ao sair de sua zona de conforto, ela se aproxima de seus colegas de faculdade e aprende a conciliar seus estudos com sua dedicação à escrita.  

A história põe muito enfoque no crescimento e amadurecimento de Cath, descrevendo e detalhando a realidade de Cath e todas as mudanças que ela passa para se descobrir numa realidade tão diferente do que estava acostumada. A narrativa também destaca o universo de descoberta de Cath com sua escrita, por ser tão insegura, muitas oportunidades de crescimento em seu universo literário aparecem e com elas, a necessidade de amadurecimento e escolhas diferentes.  

O universo criado pela Rainbow Rowell é jovem e viciante, além de ser completamente atual e compreensível. A história da Cath pode ser interpretada de várias formas de acordo com os sentimentos e empatia do leitor. Além disso, cada personagem traz consigo uma carga emocional diferente e uma história diferente para ser acrescentada no crescimento da protagonista CathPorém, algumas cenas narradas são curtas e imprecisas, muitas vezes, quando não lidas com atenção, podem tirar o foco do leitor da mensagem que está tentando ser passada.  

O livro Fangirl é uma ótima escolha para quem busca uma história que possua um contexto tão atual que pode ser confundido com realidade, além de uma narrativa detalhada e objetiva.  

 ” – Por que escrevemos ficção? 
Por que eu escrevo? Para ser outra pessoa, Cath pensou. 
Para nos libertarmos de nós mesmos. 
Para parar. Parar de ser qualquer coisa em qualquer lugar.Para desaparecer. “